A psicóloga baiana Thialy Reis lançará, neste final de semana, seu primeiro livro “Sim! Isso é coisa da minha cabeça – com todos os meus atravessamentos”. O lançamento ocorrerá no sábado, 7 de setembro, na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, onde Thialy mora atualmente. “O livro é um convite ao encontro conosco mesmos, ao autoconhecimento, à construção de uma vida mais equilibrada, com foco na saúde mental e no fortalecimento de suas relações pessoais e profissionais”, define a autora.

Formada em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna (hoje, Unex), e especialista em Saúde Mental e Saúde Coletiva, Thialy tem vasta experiência em sua clínica, em São Paulo. A psicóloga disse que o livro foi uma forma que ela encontrou de levar a saúde mental além dos limites do consultório, alcançando pessoas que buscam autoconhecimento e transformações. “Esse livro é um convite para que o leitor explore suas próprias emoções, reconheça seus atravessamentos e se permita transformar por meio deles. É uma extensão do meu trabalho, um gesto de cuidado e de compromisso com a promoção do bem-estar emocional, uma maneira de contribuir para a construção de novos olhares em saúde mental, e novos aprendizados possíveis de nossas complexidades emocionais”.

“Sim! Isso é coisa da minha cabeça” traz questionamentos a respeito dos pensamentos e emoções e busca uma maior compreensão sobre o que e como o ser humano pensa. “O livro faz o leitor mergulhar nas complexidades da mente humana, oferecendo caminhos para o autoconhecimento e reflexões sobre a importância de entender e valorizar seus próprios pensamentos”, explicou.

De acordo com a autora, é essencial e urgente entender que sentimentos e pensamentos são partes inerentes a quem somos, e se os descartarmos como meras criações da mente, podemos estar negligenciando sinais importantes. “Ignorá-los significa não reconhecer a importância de nossa própria realidade psíquica. Assim, ao aprendermos a explorar nossos atravessamentos e refletir sobre as histórias que nos moldam, temos a oportunidade de nos compreender melhor”, ressaltou.

Thialy Reis explicou que a escrita deste livro nasceu de uma combinação de um desejo antigo de escrever e de um incômodo em perceber como a saúde mental é comumente negligenciada e por vezes não compreendida.

“Ao longo dos anos, durante a minha trajetória profissional, percebi que muitos dos desafios que enfrentamos em nossas vidas têm raízes profundas no inconsciente, nas emoções que carregamos e na forma como nos relacionamos com elas. Escrever foi uma forma de dar voz a essas experiências, oferecendo uma leitura que não apenas acolhe, mas também provoca, transforma e gera questionamentos significativos”, refletiu.