Nesta terça-feira (10), a professora e médica Adélia Pinheiro (PT – 13), candidata a prefeita de Ilhéus, recebeu a declaração de apoio de lideranças de associações e cooperativas da agricultura familiar do município. O encontro, que aconteceu o auditório da APPI/APLB-Sindicato, teve a participação de representantes de todos os distritos.

Adélia afirmou que os problemas estruturais dos serviços da Prefeitura de Ilhéus prejudicam a população rural de forma mais aguda. É assim com áreas fundamentais da gestão municipal, como saúde, educação, condições das estradas e qualidade do transporte.

“Essas coisas atingem o campo de forma diferenciada e fazem com que a cidade vá se distanciando e apartando do campo. E isso contribui para que o campo esvazie. Se o campo não planta, a cidade não come”, constatou a candidata.

Com território rural extenso, Ilhéus não tem assegurado condições para a permanência das pessoas nos seus distritos e vilas, especialmente os mais jovens. “Se a gente não cuida para que as crianças e a juventude tenham saúde, educação, internet, cultura, esporte e lazer no campo, eles ficam o tempo inteiro querendo sair”, disse Adélia.