O conhecimento da gestão pública e a experiência em cargos executivos na Universidade e no Estado fazem de Adélia a candidata mais preparada para administrar Ilhéus. Isso ficou claro no debate de ontem (17), no Momento Político da Faculdade de Ilhéus.

Professora, médica e doutora em Saúde Pública, Adélia confrontou o concorrente Valderico, questionando como ele pretende melhorar o acesso da população ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), inclusive na zona rural.

Na resposta, Valderico tentou atribuir ao Governo do Estado a responsabilidade sobre as deficiências do serviço, mas foi advertido do erro. “O Samu é um programa federal. Desconhece, certamente, isso o candidato. Desconhece também que o Samu foi um programa federal criado e implantado no governo do PT, no governo do nosso presidente Lula”, esclareceu Adélia.

A candidata lembrou que a maior parte do financiamento do Samu é da União, mas o município entra com a contrapartida local. “E isso é importante assegurar para Ilhéus que ele esteja funcionando para atender toda a zona rural e urbana. Esse compromisso nós temos. Vote 13!”, conclamou a candidata do time do presidente Lula e do governador Jerônimo.

Transporte – Ao falar sobre os desafios do transporte de Ilhéus, Adélia ressaltou o compromisso com a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que dará subsídio ao novo chamamento das concessões do transporte por ônibus, além da regulamentação do transporte alternativo, “que deve atuar, de forma complementar, garantindo mobilidade a quem mora nos morros. Enfim, complementando a necessidade de mobilidade da nossa população”.

Educação – Questionada sobre como pretende melhorar a educação de Ilhéus, Adélia respondeu que vai implantar o programa de gestão de aprendizagem na rede municipal, com base na experiência de sucesso que implementou na Secretaria da Educação do Estado.

Competência precípua do município, a oferta de creches e do ensino fundamental em tempo integral são pilares do Programa de Governo da candidata. “Na minha gestão, eu vou implantar mais oito creches”, assegurou Adélia. A candidata também destacou o compromisso com a oferta do ensino de tempo integral nas escolas e creches.

“Investimento em qualificação da estrutura física das escolas, na qualificação de professores, realização de concursos públicos para professor para diminuir o número de profissionais em caráter temporário, que não complementam todo o período letivo, garantindo para as nossas crianças e jovens 200 dias letivos, com aprendizado que é direito. Isso é garantia do direito à educação. Esse é o nosso compromisso, trazendo transporte escolar e alimentação escolar”, concluiu.