Ontem (4), a Justiça Eleitoral impôs a sexta derrota a Valderico por causa das publicações mentirosas dele contra a candidata a prefeita de Ilhéus, Adélia Pinheiro (13). Dessa vez, o candidato de Bolsonaro foi obrigado a publicar resposta de Adélia, em vídeo, no Instagram dele. A candidata do time de Lula também já havia conquistado direito de resposta na rádio do adversário, a Gabriela FM.
A sentença do juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra, da 25ª Zona Eleitoral de Ilhéus, diz que a campanha de Valderico mentiu ao afirmar que Adélia teria que devolver dinheiro aos cofres públicos. Uma fake news. Na verdade, como é sabido por todos, é ele, Valderico, quem foi condenado a devolver mais de R$ 400 mil reais à União, por causa das irregularidades das contas dele nas eleições de 2022. Adélia teve todas as suas contas aprovadas pelo TCE nos seus mais de 30 anos de gestão pública. É ficha limpa.
“No que se refere ao caso em questão, há configuração de difusão [de] fato sabidamente inverídico, uma vez que não se apresentou nenhuma base informativa como respaldo para a mensagem sobre devolução de recursos. Dessa forma, julgo procedente a presente representação para fins de conceder à parte representante o direito de resposta”, diz a decisão.