A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) deu início a implantação dos Sistemas Integrados de Gestão Universitária (SIG) com o lançamento do Sistema de Indicadores Estratégicos de Desenvolvimento Institucional (Siedi). Esse módulo foi implantado para acompanhar o progresso da Universidade em relação aos objetivos estratégicos, definidos por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Com esse objetivo, a Reitoria, por meio da Assessoria de Planejamento (Asplan) e da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), reuniu, nesta quinta-feira, 24, gestores, técnicos e analistas no Auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira.

O vice-reitor, Maurício Moreau, o assessor de Planejamento, Gustavo Lisboa, e a coordenadora do Núcleo Web da UDO, Jaqueline Barreto, explicaram que o Siedi é o primeiro sistema orbital do SIG. O módulo vai permitir análise de indicadores, colocar informações em ambiente público para consultas (accountability) e vincular as ações da Uesc com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

 

O SIG é um conglomerado de sistemas que está sendo implantado com a função de gerenciar informações e procedimentos dos diversos setores da Uesc, tais como gestão de recursos humanos, acadêmica, de patrimônio, dentre outros. O objetivo da implantação do SIG é facilitar, agilizar e otimizar os sistemas da Universidade.

Segundo o professor Gustavo Lisboa, que também é o coordenador do Programa de Implantação do SIG, a Uesc escolheu implementar o sistema desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com as devidas adaptações, devido à maior agilidade do processo.

O SIG será um portal que vai reunir todos os sistemas da Uesc. Conforme o perfil do usuário como docente, técnico-administrativo, professor ou gestor, o usuário terá acesso a diferentes funções do portal, mas com um único login e senha. O principal ganho é a integração entre os sistemas, facilitando assim o preenchimento de informações e atualização dos dados.