Em entrevista à Rádio Bahiana AM nesta sexta-feira (8), a médica, professora e ex-candidata à Prefeitura de Ilhéus, Adélia Pinheiro, reafirmou seu compromisso com o bem-estar da população de Ilhéus e da região Sul da Bahia. Ela destacou sua determinação em seguir trabalhando pela cidade e reforçou seu papel de liderança expressiva na região.
Ex-reitora da Uesc por dois mandatos e ex-secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Saúde e Educação, Adélia obteve cerca de 39 mil votos nas eleições municipais deste ano, quando perdeu para Valderico Júnior por uma diferença de aproximadamente 2.600 votos.
Durante a entrevista, Adélia enfatizou sua decisão de seguir ativa na política local e destacou seu prestígio e influência junto ao governador Jerônimo Rodrigues e outras lideranças estaduais e nacionais. “Da minha parte, seguirei junto ao meu time, fortalecendo a minha terra e a minha gente”, afirmou. Ela também garantiu que continuará, “mais do que nunca”, defendendo a execução de projetos importantes para Ilhéus.
Adélia ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para o bem-estar da população, executadas pelo Governo Estadual, durante os 18 anos de gestão do PT. “O campo político do qual faço parte sempre teve como objetivo realizar investimentos para cuidar das pessoas”, pontuou, referindo-se à sua oposição ao prefeito eleito, Valderico Júnior.
“Todo o investimento que será feito aqui pelo Governo do Estado não será mérito do novo prefeito. A ele, cabe garantir os direitos dos ilheenses, assegurar a atenção básica e os 200 dias letivos e cuidar da zeladoria e das melhorias da cidade”, completou, reforçando seu papel de fiscalização e atuação ativa em prol da cidade.
*Reflexões sobre o Futuro -* Adélia também refletiu sobre sua candidatura à prefeitura e os resultados obtidos. “Tenho orgulho de ter sido candidata a prefeita do meu município e de representar um time e um partido que mais investiu na história de Ilhéus. Qualquer outra narrativa é uma negação dos fatos”, afirmou.
Ela destacou que os quase 39 mil votos que recebeu representam uma vitória significativa e evidenciam seu comprometimento contínuo com a justiça social e o enfrentamento das desigualdades. “Saio dessa experiência com um legado de vitória”, declarou.
Questionada sobre o seu futuro político, Adélia não descartou a possibilidade de disputar um cargo de deputada estadual daqui há dois anos. “Para 2026, estarei presente, fazendo parte do meu grupo para a reeleição do nosso governador e presidente. E estarei pronta para os diálogos na minha região”, afirmou.