A padaria Primus, de Itabuna, conquistou o terceiro lugar estadual no concurso o Melhor Pão Francês da Bahia 2024, realizado pelo Sebrae. O evento de premiação aconteceu na noite de quarta-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. O primeiro lugar ficou com a padaria Verde Rio, de Juazeiro e o segundo lugar foi ocupado pela Gomes Delicatessen, de Feira de Santana.

Durante a cerimônia, o empresário Jean Pires Andrade, proprietário da Padaria Primus, localizada na Mangabinha, em Itabuna, agradeceu aos apoiadores e ao padeiro que se dedicou a atender as normas da ABNT para a produção do pão. “O mais importante de tudo é estar aqui. Nosso padeiro é muito dedicado, pegou a norma técnica, colocou debaixo do braço, estudou e disse que faria o possível para conseguir. Eu só tenho gratidão”, disse.

A gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, celebrou o sucesso do evento e a relevância para o setor de panificação. “O concurso é uma oportunidade única de valorizar o trabalho das padarias e incentivar a busca pela excelência. A adesão e a qualidade dos participantes mostram como a Bahia tem se destacado nesse setor e parabenizamos ainda, ao Jean e toda a equipe pelo trabalho de excelência e por acreditarem no Sebrae, formando essa parceria de sucesso”, afirmou.

A gestora do projeto de alimentos do Sebrae em Ilhéus, Karla Peixoto, também comentou sobre o impacto do concurso. “Essa iniciativa reforça a importância de investir na qualificação e na padronização. O pão francês é um símbolo da nossa cultura alimentar, e promover a melhoria contínua é essencial para manter a competitividade no mercado. A Primus comprovou a excelência na produção e sai vencedora dessa primeira edição a nível estadual”, destacou.

Os três primeiros colocados receberam troféus e certificados. Já a padaria que teve a maior pontuação e ficou no primeiro lugar recebeu premiações direcionada aos padeiros e panificadores.

Essa é a primeira edição do concurso que visa estimular o aprimoramento da qualidade do pão no estado. Foram mais de 700 inscritos no concurso que teve como metodologia de avaliação as regras da ABNT NBR 16170 que define os padrões de qualidade para o pão tipo francês, a exemplo das características sabor, textura, miolo e crosta.