A Comissão de Amigos e Amigas do Resende, com apoio de grande parte da comunidade de Itacaré, travou há alguns meses uma batalha para buscar o embargo da obra do Restaurante do SVEA, na Praia do Resende. A obra ocuparia a única Praia urbana livre de construções, uma Zona de Proteção Visual.
Com muita alegria a comissão e os moradores da cidade receberam a decisão do Juiz de Direito Alisson Floriano do embargo que foi impetrado neste 11 de dezembro, e o que foi visto como uma mensagem de perseverança, que tanto buscavam para compreender a força de uma população socialmente ativa e à par das suas leis.
O juiz ressaltou em seu texto a Constituição da República de 1998, “Nos termos do art. 225 da Constituição, todos têm direito a um meio ambiente
ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Essa primeira etapa versa sobre o controle social, e serviu para mostrar o engajamento da população de Itacaré com a natureza e como a enxerga como uma das suas maiores riquezas.