A praça Henrique Sampaio, no centro de Ibicaraí, “respirou e transpirou” cultura regional durante a tarde e a noite de sábado, 14, com o Viva Cultura, o maior projeto cultural que a cidade já viu nos seus 72 anos de emancipação política.

O evento é uma realização da prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Cultura, em parceria com o Governo Federal, com o Ministério da Cultura e a Lei Aldir Blanc e conta com uma feira de artesanato de artistas locais em um estande (ao lado da praça). No local, é possível ver exposição de artes, pintura, artesanato, crochê, bordado, pintura em tecido, feira literária, Jogos eletrônicos (FIFA), além de área gourmet, parquinho infantil e roda de capoeira.

No centro da praça foi montado um grande palco que recebeu vários artistas locais para cantar no Viva Cultura, como o maestro Marco Aurélio, o poeta local Lan, o cantor e compositor Kinho Kora, além de Gustavinho PTV, Guiga Love, Jhon Marrone, Francine (campeã do Encanta de 2023) e a cantora Fabiola Lins.

Em seguida, aconteceu uma linda queima de fogos que deu início, pelo terceiro ano consecutivo, ao Encanta Terra Santa. A abertura aconteceu com o apresentador, ex-assessor de comunicação da prefeitura e vereador eleito, Guilherme Cardoso, que, acompanhado da apresentadora Laísla Orrara, deram um show de simpatia e irreverência na abertura da noite, interagindo com o público, jurados e concorrentes.

Na sequência, a prefeita Monalisa Tavares foi convidada a subir ao palco. A prefeita falou da alegria e felicidade em realizar o Viva Cultura em Ibicaraí e da consolidação do Encanta Terra Santa que está no seu terceiro ano, cujo sucesso só aumenta a cada edição. Monalisa parabenizou todos os cantores participantes e finalizou falando da importância de criar e executar ações culturais no município, que vivia muito carente com a falta dessas ações.

O Encanta teve início com a categoria Infantil, com as cantoras Cintia Oliveira, Lara Araújo e Thalita Costa que cantaram e se classificaram para a final. Entre a categoria infantil e juvenil, o bailarino Cosminho Santos fez uma belíssima apresentação de ballet com a peça Alladin.

A Categoria Juvenil se apresentou na sequência com os cantores Emily Michele, Maria Eduarda, Mikaelly Cunha e William, que deram um show de interpretação e em uma decisão inédita dos jurados, todos passaram para a final. A Categoria Adulto foi composta pelos cantores Delicy Alves, Gilberto Marques, Ilana Bispo, José Ailton e Lara Samella, que subiram ao palco e arrasaram nas suas apresentações, dos quais passaram para a final Lara Samella, Gilberto Marques e José Ailton.

Já  a categoria Profissional teve início com as apresentações dos cantores Amarildo Santos, Elieudes Santana, Guiga Love, Itamar Rios, Preto Make e Raimundo Avatar. Entre a contagem dos votos, a cantora e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nieta Assis subiu ao palco e cantou “Como Nossos Pais”, músico do eterno Belchior, imortalizada na voz da saudosa Elis Regina.

Por fim, foram conhecidos os cantores que farão a final de domingo na categoria Profissional, sendo eles: Elieudes Santana, Preto Make e Raimundo Avatar.
A mesa de jurados foi composta pela prefeita Monalisa Tavares, o vice-prefeito Jonathas Soares, o secretário de Cultura Olivério Leal, a empresária Cristiane Arraes, o jornalista e historiador Waldyr Montenegro, a cantora e e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nieta Assis e o jornalista e ambientalista Arnold Coelho.