O Estádio Luiz Viana Filho deverá receber, no próximo domingo (22), um público recorde para a decisão do Campeonato interbairros 2019. A final é entre as equipes da Mangabinha, que tenta o bicampeonato e do Parque Santa Clara, que busca o seu primeiro título. A programação da grande final, prevista para iniciar às 9 horas, contará com apresentações de fanfarra, charanga e cantores da cidade; além das torcidas de ambas as equipes, que também terão um papel importante neste jogo.
A Charanga da Alegria abre a programação às 9 horas em ponto, o grupo formado por jovens músicos tocará o melhor das marchinhas, e animará o público durante todo o período do jogo. Logo depois, às 9h30min será a vez da Fanfarra Lobos Guerreiros, do Caic. Às 9h55min está programado o desfile dos times da Mangabinha e Parque Santa Clara. Em seguida, Carla Valéria, abrirá oficialmente a final cantando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Itabuna. E às 10h20min será o início da partida.
A inovação nesta final fica por conta da Campanha Comunitária Interbairros Solidário,com a arrecadação de doações espontâneas juntos aos torcedores (a entrada é gratuita) de um quilo de alimento não perecível, a ser distribuído para entidades assistenciais do município, que prestam atendimento para pessoas e famílias carentes da comunidade. Outra novidade é a apresentação voluntária do cantor Fabrício Pancadinha, que está lançando o CD 2020 com uma viagem musical do Axé music ao pagode e arrocha.
Parceria
O Campeonato Interbairros é uma promoção da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), e conta com o apoio das secretarias municipais de Administração e Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), além do 15º Batalhão da Polícia Militar, que também prepara, em conjunto com a Guarda Civil, um esquema especial de segurança para o jogo decisivo da competição, considerada uma das maiores do interior baiano.
Em sua edição 2019, o Campeonato Interbairros reuniu o total de 50 equipes e mais de 1,3 mil atletas, servindo como vitrine para revelação de novos valores para o futebol amador e com a proposta de integração das comunidades dos diversos bairros. Craques que atuaram na competição e se destacaram podem ter acesso às equipes do Itabuna Esporte Clube e do Grapiúna, que devem disputar em 2020 o acesso à primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional.
Para o jogo de domingo estão confirmadas as presenças do prefeito Fernando Gomes e do secretário de Trabalho, Emprego, Turismo e Esportes (Setre), Davidson Magalhães, que representará o governador Rui Costa. O presidente da FICC, Daniel Leão, observa que o Interbairros reuniu muitas equipes de alto nível técnico e é resultado de uma grande parceria entre o Governo Municipal e o Governo do Estado, com as lideranças comunitárias.