O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Itabuna entregou, na noite de terça-feira (11), durante cerimônia no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, o certificado para médicos que concluíram o curso de especialista em pediatria, clínica médica e cirurgia geral. São 10 profissionais especialistas que se qualificaram nos hospitais administrados pela instituição.

A cerimônia foi aberta pelo padre José Alvino de Cristo, que pontuou características que não podem faltar ao profissional de saúde e citou que a empatia e compaixão nunca podem faltar na carreira dos novos especialistas. “A técnica e competência devem ser acompanhadas de outras características fundamentais para que o paciente tenha a melhor assistência possível. Tenho certeza que vocês terão uma longa carreira e muito sucesso profissional”, afirmou.

O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, agradeceu aos médicos pela escolha e afirmou que o Programa de Residência Médica da instituição é importante para a medicina baiana. “A Santa Casa está empenhada não somente em ofertar serviço de saúde de qualidade e cuidar das pessoas, mas também de contribuir com ensino, com a formação de profissionais de excelência. Hoje, são 10 novos especialistas que colocam a sua competência à disposição da população baiana e de outros estados”, disse.

A diretora técnica do Hospital Calixto Midlej Filho, Maria Carolina Reis, destacou que o Programa de Residência Médica é um dos caminhos para a especialização dos médicos no interior da Bahia. “Hoje, a Santa Casa de Itabuna possui residência médica nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Oncopediatria. O programa possibilita que desenvolvemos um serviço de excelência, com médicos especialistas nessas grandes áreas”, pontuou a médica.

A diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, destacou que a residência médica é importante porque comprova que o médico foi treinado, obteve mais conhecimentos e foi submetido ao processo de treinamento intenso para a prática da medicina. “Hoje estamos muito felizes por contribuir com o processo de formação desses profissionais”, disse.

A coordenadora de Pediatria do Hospital Manoel Novaes, Saraly Silva Costa, explicou que durante o Programa de Residência Médica é desenvolvido com os residentes não apenas a parte técnica, mas também trabalhado o lado humanístico. “De ter um olhar mais ampliado para entender melhor o processo saúde/doença. Não cuidar apenas do paciente, mas também da família dele”.

O novo especialista em cirurgia geral Danilo Oliveira Nascimento avaliou que o Programa de Residência da Santa Casa é extremamente técnico, onde o profissional tem acesso o que existe mais de importante para a prática da medicina. “Essa residência me ajudou a desenvolver uma relação ainda mais humana com os pacientes. Além de contribuir com a nossa técnica em cirurgia”.

Para a nova especialista em pediatria Luiza Cortês, a residência é uma etapa marcada por muito aprendizado e surpresas. “A residência é um período desafiador, cheio de novidades e casos muito complexos. O processo tornou-se um pouco mais fácil porque tivemos excelentes mestres. Quem passa pelo Hospital Manoel Novaes está capacitado para trabalhar em qualquer lugar”.

Os novos médicos especialistas são: Luiza Côrtes Brasílio (pediatria), Michelle Andreza Santana Teixeira (pediatria); Anna Bárbara de Azevedo Prado Martins (ginecologia e obstetrícia), Camila Sotheri Rigato (ginecologia e obstetrícia); Ane Valéria Cardoso Nobre e Danilo Oliveira Nascimento (cirurgia geral); Carolina Correia Menezes Fonseca, Fátima Luísa Penha Coelho, Letícia Santana Ribeiro Nunes e Virgílio Cardoso Lima (clínica médica).