Uma das mais tradicionais instituições religiosas da Bahia, a Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, celebra neste mês de março de 2025, 69 anos de fundação comemorando conquistas. Criada no dia 19 de março de 1956, a Igreja Batista Teosópolis vem ao longo da sua história impactando vidas com seu trabalho de evangelização e forte ação social na comunidade.

As comemorações acontecerão no próximo fim-de-semana 15 e 16 de março, em seu templo, situado à avenida Felix Mendonça, 75, Bairro da Conceição, em Itabuna. O evento contará com uma série de conferências ministradas pelo Pastor Heber Aleixo, de Brasília, que possui formação em Administração, Filosofia e Teologia, além de um Mestrado em Ciências Sociais e, atualmente, é o primeiro vice-presidente da Convenção Batista Brasileira – CBB.

A conferência de sábado (15) será às 19h30min, e contará com a participação de corais e grupos musicais que marcaram a história da Igreja. As celebrações de aniversário da Teosópolis continuarão no domingo (16), a partir das 10h, e serão encerradas à tarde, às 18h.

O Pastor Geraldo Meireles, Titular da Igreja, convida toda a comunidade para participar deste momento especial de louvor e celebração a Deus: “Queremos convidar todos a celebrar conosco e engrandecer o nome de Deus.”

“Serão momentos muitos especiais de gratidão a Deus e também uma excelente oportunidade de se ouvir o melhor da música evangélica e a exposição das Sagradas Escrituras por um grande orador, um homem que tem como missão ajudar os outros a desenvolverem o máximo o seu potencial”, ressaltou.

Ser Teosopolitano, viver na Cidade de Deus

“A Igreja Batista Teosópolis continua a se destacar não apenas por sua fé, mas também por seu compromisso com a transformação social, oferecendo um reflexo do amor de Deus através de suas diversas iniciativas”, pontua a artesã Flavia Oliveira, membro da igreja.

A advogada Danielle Dias Novais acrescenta: “Ser Teosopolitana é viver a solidariedade na prática, temos uma igreja relevante que tem como foco principal o cuidado com pessoas, isso é fascinante! “.

A servidora pública Gildete Vitória também expressa seu orgulho: “Ser teosopolitana é um privilégio, ter amigos mais chegados que irmãos e que diariamente edificam a minha vida”, diz ela que lidera a MCM-Mulher Cristã em Missão.

História e Missão

A Igreja Batista Teosópolis iniciou suas atividades em 1955 como uma Congregação da Igreja Batista de Itajuípe, nas imediações da Padaria Santa Fé, no Bairro Conceição, em Itabuna, na casa da irmã Regina Carvalho, membro daquela Igreja. Desde seu início, a Igreja se destacou pela coragem em cumprir sua missão de evangelização de maneira criativa e inovadora, conquistando o respeito e admiração da comunidade externa.

Ao longo dos anos, pela seriedade da sua liderança a Teosópolis se firmou como a Igreja da família, das causas sociais e dos encontros de vida. O educador e presidente da Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (ABCT), membro do Conselho Administrativo da igreja e professor da UESC, Aurélio Macedo, destacou a importância da Igreja: “Parabéns, Igreja Batista Teosópolis, pelos 69 anos de missão, proclamação do evangelho e ações em benefício da comunidade.”, disse o diácono e educador.
Fé e Forte atuação social

Os batistas são reconhecidos em todo o Brasil pelo intenso trabalho social. Em Itabuna, por exemplo, a Igreja Batista Teosópolis, que é a segunda Igreja batista organizada na cidade, através da ABCT, seu braço jurídico para promoção da ação social e cultural, tem uma forte atuação na comunidade, desenvolvendo diversos projetos.

Como exemplos, o Cabra Macho, voltado a saúde do homem, considerado referência em todo o Brasil; o Ambulatório Teosópolis para atendimento gratuito na área de saúde, com consultórios e onde funciona o Projeto PSI-ABCT – Projeto de Atendimento Psicológico. Desenvolve o Viver Melhor para o autocuidado e prestação de serviços gratuitos.

Outros projetos incluem o ABC-Semeador, que atende crianças carentes, o Mercado Solidário para garantir alimentação básica, o Morar Melhor para a construção de moradias e a Casa do Vovô, um centro de convivência para idosos. Além disso, o Centro Cultural Teosópolis espaço voltado as artes, a cultura e o resgate da memória.

Cabra Macho

Seu Ministério da Ação Social mantém, há 13 anos, o Projeto Cabra-Macho, ação voltada à saúde do homem, onde são oferecidos gratuitamente exames de detecção do câncer de próstata, com acompanhamento. É considerado o maior do Brasil. Milhares de homens de toda a região já foram comtemplados pelo projeto, que foi idealizado pelo pastor Hélio Lourenço, já falecido, e envolve a participação de 250 voluntários, além de dezenas de profissionais de saúde.

Complexo Social Teosópolis

Parte dos projetos são desenvolvidos no Complexo Social Teosópolis. Inaugurado em 2022. Nele está instalado o Ambulatório Teosópolis, para atendimento gratuito a população, o Mercado Solidário, para fornecimento de alimentação e a sede da ABCT – Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis.

O ambulatório conta com quatro consultórios multifuncionais, sendo um odontológico e outro com estrutura para atendimento ginecológico e urológico. No espaço, funciona o Projeto PSI-ABCT – Projeto de Atendimento Psicológico.

Brevemente contará com médicos de várias especialidades e dentistas que farão atendimento gratuito a quem mais precisa. Eles prestarão esse serviço de forma voluntária doando parte do seu tempo a quem mais precisa, através da Teo.

“Buscamos oferecer atendimento a quem mais precisa e que não possui condições econômicas para realizar”, diz Gilson Pinheiro, coordenador do Ministério da Ação Social.

Casa do Vovô

A IBT desenvolve também ação voltada aos idosos, mantendo o Centro de Convivência do Idoso “Hilton Alves de Medeiros”, conhecido como “Casa do Vovô”. Nesse espaço são oferecidos cursos de artesanato, corte e costura, aperfeiçoamento musical por meio do canto coral, além de atividades lúdicas e palestras nas áreas de enfermagem e nutrição.

“O projeto oferece aos idosos atendimento espiritual, reforço na autoestima e um tempo de ocupação produtiva. Buscamos desenvolver um trabalho para levar paz, saúde e atenção aos idosos com suas famílias”, relata o pastor Geraldo Meireles.

Educação

No campo educacional, a Igreja mantém o Instituto Teosópolis, em parceria com o município, oferecendo educação fundamental gratuita, além do Colégio Batista de Itabuna (CBI), que oferece o ensino infantil e fundamental.

Conta também com o Centro de Treinamento e Lazer Hélio Lourenço da Silva, conhecido como Acampamento Teosópolis, um espaço dedicado à capacitação e ao lazer e que abriga grandes eventos, localizado na BA-001, KM 10, próximo à Vila Juerana, em Ilhéus

Centro Cultural Teosópolis

Para o fortalecimento cultural da cidade a Teosópolis mantém o Centro Cultural Teosópolis “Cacilda Lourenço Silva”, espaço ligado à cultura e às artes. O local abriga o Centro de Memória Teosópolis, fundado em 2013, e a Escola de Música Sacra de Itabuna (Emusita), com 35 anos de existência, oferecendo aulas de música a população.

Segurança Alimentar/Mercado Solidário

Outro projeto importante e inovador desenvolvido pela Teosópolis disponibilizado para a comunidade carente é o Mercado Solidário, que consiste em oferecer créditos a famílias carentes para que sejam convertidos em gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, vestuário e calçados, e demais itens que ajudem na segurança alimentar e na qualidade de vida dessas famílias.

Juntas de Missões

A igreja Batista Teosópolis tem participado ativamente junto com as demais igrejas batistas do Brasil do projeto de Missões Estaduais, Nacionais e Mundiais, que tem como objetivo arrecadar recursos destinados a apoiar o trabalho de missionários na Bahia, no Brasil e em diversas partes do mundo, levando o amor de Deus aos povos através de ações adaptadas às necessidades de cada país.

Festival Gastronômico

Para apoiar os projetos com recursos, voluntários da Igreja Batista Teosópolis tem desenvolvido praças de alimentação e um Festival Gastronômico onde são servidos pratos da culinária de diversos países do mundo. O festival já está em sua terceira edição.

Na quadra do Colégio Batista de Itabuna (CBI), barracas padronizadas são montadas com os atendentes devidamente caracterizados. “São momentos onde se desenvolve a comunhão “, pontua Meireles.

É por todas essas ações que a Teosópolis vem construindo ao longo de 69 anos de história muitas conquistas, fé e vitórias.