O difícil acesso à UFSB, UESC, IFBA, IFBaiano, Sest/Senat motivou audiência na Câmara de Itabuna. O ato, proposto pelo vereador Paulinho do Banco (PCdoB), destacou as queixas pela falta da meia-passagem, superlotação, entre outras razões que levam à evasão escolar. “O debate levou a esse momento de construção. Os estudantes de Itabuna precisam se deslocar a outro município para acessarem as universidades e institutos porque estamos numa área de conurbação urbana”, explicou Paulinho.
Entre os convidados, o pró-reitor de extensão da UFSB, Sandro Augusto, citou a necessidade de legislação para obrigar prefeituras a garantirem transporte para os alunos.”É um tema dos mais desafiadores que a universidade pública vive hoje”.
Sérgio Nascimento, do Ifba Ilhéus, mencionou a situação dos alunos do noturno. “É ainda pior. Tentamos construir uma nova forma para o transporte ágil, que não chegue em casa meia noite”.
Já Luiz Pataxó, da União dos Estudantes da Bahia, afirmou que permanecer na universidade é um dos maiores desafios. Ele entende a gratuidade no transporte como objetivo maior, mas que até lá venha a meia-passagem. “Que essa luta comece aqui e não finalize aqui”.