O PDT de Ciro Gomes – que deve ser o mesmo do médico Antônio Mangabeira, de Itabuna – vai se aliar ao DEM de ACM Neto em diversas cidades do Nordeste. Quem conhece a história – ou conhece o Google – não se surpreende muito com esse jogo do velho Cirão de guerra. Em 2002, em 2018 e 2020, Ciro mostra que seu discurso não corresponde aos atos, parafraseando Cazuza.
O fenômeno deve ser reproduzido em cidades como Itabuna, onde a liderança do PDT não esconde suas preferências. Desde 2016 que Mangabeira manda seus sinais, com apoio alegre aos protestos contra Dilma, apoio explícito ao presidente Bolsonaro, chegando a compartilhar, essa semana, vídeo de bolsonarista detonando o governador Rui Costa.
Essa aliança DEM-PDT será a oportunidade para Mangabeira se livrar de vez das máscaras, e assumir seu posto na extrema direita, levando consigo companheiros ex-progressistas locais.
Por aqui, os cabeças coroadas do PDT fazem questão de destruir tudo o que eles mesmos defendiam, tendo como referência o grande Leonel Brizola, chegando a se comportar como se fossem a esquerda mais autêntica da cidade.