Após a reunião na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, em que ficou decidido que a Sesab estudará alteração no contrato atual, com possibilidade de maior remuneração à instituição, o secretário Jorge Solla defendeu a proposta de estadualização do Hospital de Base, em reunião com o prefeito Azevedo e Ministério Público.
Por sugestão do promotor Clodoaldo Anunciação, será criada uma comissão para estudar a viabilidade da transferência da gestão do HBLEM ao Estado, como forma de permitir maior capacidade de investimento naquela unidade hospitalar pública.
A comissão deverá ter, inicialmente, a participação de de representantes do Ministério Público Estadual, OAB, Câmara de Vereadores, sindicatos, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina (Cremeb).
Hoje, o governo da Bahia já repassa, mensalmente, R$ 1,5 milhão ao hospital para custear despesas, mas a prefeitura não está fazendo a sua parte, que era garantir o repasse de R$ 300 mil, para complementar os investimentos estaduais e garantir,ao menos, o pagamento do funcionalismo.
O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde elogiou a postura da Sesab. Para o sindicato, a visita de Solla foi altamente positiva para a saúde de Itabuna.
"Esperamos que esses entendimentos tenham sequência e que a população possa vir a ser melhor atendida, assim como os trabalhadores, em suas demandas junto a esses estabelecimentos", comentou o coordenador Raimundo Santana.
Atualizada às 13h30min