Além do deputado federal Geraldo Simões e do estadual Capitão Fábio (veja aqui ou na seção Política), vereadores também se mobilizam pela estadualização do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Wenceslau Júnior, Claudevane Leite e Ricardo Bacelar, que participaram da reunião com o secretário da Saúde, Jorge Solla, também se manifestaram a favor da transferência de gestão do Hblem para o governo do Estado.
Para o deputado federal Geraldo Simões, "com o comando do Estado, o Hospital de Base funcionará nos padrões dos hospitais de Juazeiro, Santo Antonio de Jesus e do Hospital Regional de Ilhéus, que no atual Governo passou por uma completa reestruturação".
Já Capitão Fábio diz que "é preciso que haja bom senso, e o bom senso indica que o melhor para a revitalização do Hospital de Base é que ele seja estadualizado, porque o município já deu seguidas demonstrações de que não tem condições de manter um atendimento digno para a população".
O prefeito Capitão Azevedo e o secretário de saúde do município, Antônio Vieira também estavam presentes na reunião com Solla e, segundo eles, a maioria dos atendimentos do hospital é para as pessoas dos municípios vizinhos. "Do total, apenas 42% das pessoas são de Itabuna", afirmaram.
Quanto à estadualização, reconheceram que o hospital precisa de mais investimento e que "a decisão caberá à população de Itabuna". Wenceslau Junior concorda com esse posicionamento: "Sou a favor da democracia. Se o prefeito quer a consulta popular então que assim seja".
Wenceslau completou que é notório que o Estado conta com melhores condições para gerir o maior hospital do sul e extremo sul da Bahia e que atende mais de 110 municípios.
E você? O que acha? Responda em nossa enquete, postada à esquerda da página.