"Plantei trabalho e estou colhendo amigos". Essa foi a definição do deputado estadual Roberto Muniz, (PP), de sua passagem pela Secretaria da Agricultura. Foi durante a transmissão do cargo às mãos do novo secretário, Eduardo Salles, também da cúpula pepista, na quarta-feira (31)
A despedida de Muniz e posse de Salles acompanhada pelos diversos segmentos da agropecuária, incluindo presidentes e diretores de mais de uma centena de entidades e associações ligadas ao setor.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, FAEB, João Martins, classificou a atuação de Muniz na Seagri como magnífica, colocando a Bahia na vanguarda dos estados brasileiros.
Salles afirmou, em seu discurso, que a meta é trabalhar para consolidar as conquistas e estabelecer um plano estratégico de desenvolvimento para agropecuária para os próximos 20 anos. "Vou cuidar com zelo dos movimentos sociais e da agricultura familiar", garantiu.
Falando em nome dos movimentos sociais, o representante da Fetag, Cláudio Bastos, destacou o diálogo aberto que a Seagri vem mantendo com os vários movimentos, e afirmou que a agricultura familiar vai apoiar o novo titular.
Apesar da mudança de nomes e da troca de amabilidades, o perfil do novo secretário é tão voltado para o agronegócio quanto o sucessor. Resta aos movimentos sociais crer no cumprimento das diretrizes do governo – ou continuar a luta.