Realizada nos dias 23 e 24 com 10.948 entrevistas em todo o país, a mais nova pesquisa DataFolha traz um cenário bastante complicado para o tucano José Serra e um passaporte – ainda que sem o carimbo de entrada – para a petista Dilma Rousseff, rumo ao novo Palácio do Planalto. Ela foi a 49% das intenções de voto, enquanto Serra despenca a 29%.
E a tendência é o distanciamento maior, a cada dia. Isso porque o presidente Lula, que chancelou desde o início a petista, não para de bater recordes de aprovação popular. E, além disso, transfere grande parte dessa simpatia para a sua ex-ministra.
O levantamento também indica que Dilma lidera agora em segmentos antes redutos de Serra. A petista passou o tucano em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná e entre os eleitores com maior faixa de renda.
Em São Paulo, Estado governado por Serra até abril e por tucanos há 16 anos, Dilma saiu de 34% na semana passada e está com 41% agora. O ex-governador caiu de 41% para 36%.
Na capital paulista, governada por Gilberto Kassab (DEM), aliado de Serra, ela tem 41% e ele, 35%. No Rio Grande do Sul, a petista saiu de 35% e foi a 43%. Já Serra caiu de 43% para 39% entre os gaúchos.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de São Paulo.