O jornal A Região informa que, com a volta das chuvas e um relaxamento nas ações de combate ao mosquito transmissor da doença, Itabuna voltou a registrar altos índices de infestação.
A prefeitura anunciou que uma reunião, hoje, deve concluir o plano de combate à dengue para o (1º!) semestre e os próximos seis meses do ano. A reunião acontecerá na secretaria de Saúde.
O jornal diz que em junho, a cidade ficou assombrada com os novos índices de infestação da dengue. Segundo o levantamento da prefeitura, de cada 100 casas, 16 estavam apresentavam larvas do Aedes aegypit.
O índice é praticamente o mesmo do período da epidemia de dengue, registrada no ano passado.
Itabuna segue uma tendência nacional, apontada por outro jornal, a Folha. Números informados pelas secretarias da Saúde dos 26 estados e do Distrito Federal apontam 830 mil notificações de dengue, batendo o recorde de 2008 – 806 mil.
Segundo o Ministério da Saúde, 321 pessoas morreram em razão da doença. Os governos federal e estaduais atribuem o aumento à volta de circulação do tipo 1 da doença, contra o qual a população não está imune.