“Vocês já perceberam como todas essas lives vão se complementando, como dialogam entre si? Isso porque temos a mesma concepção de sociedade, de ser humano, de sociedade, de desenvolvimento humano, de educação escolar”, comentou a professora doutora, Maria Cláudia da Silva Saccomani da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ao dar início à 17ª live da Formação Continuada à Distância, na tarde de ontem (20).
A palestrante, que discorreu sobre o tema “A Relação da Criança com a Língua Materna na Educação Infantil”, destacou que “a teoria é um instrumento para que a professora possa pensar a prática docente e pensar como se organiza a relação da criança com a língua materna”.
Durante a explanação, que contou com slides contendo desenhos de uma turma sua de alunos, a professora doutora explicou que para falar da língua materna, é preciso entender a concepção de desenvolvimento. “Nós, que temos como perspectiva a Psicologia Histórico-cultural, temos a premissa de que o desenvolvimento humano não acontece de forma natural. Aquilo que nos torna humanos, não é dado exclusivamente pelo aparato biológico. Se essa experiência da humanidade não nasce com a gente, ela precisa ser desenvolvida”, disse.
Ainda de acordo com ela, ao falar sobre a educação infantil na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), se tem como objetivo principal a humanização, tendo em vista o máximo desenvolvimento, o qual exige ações dirigidas a essa finalidade. “Precisamos fazer a defesa da especificidade da educação infantil. O nosso trabalho tem especificidades no conteúdo e na forma de organização do trabalho pedagógico”, concluiu.
Uma observação feita por Maria Cláudia na live, foi que esse momento do contexto da pandemia precisa ser de estudo e planejamento por parte dos professores. ”É muito bacana ver como todas essas Iives têm ido muito além de Itabuna e alcançado tantos professores, de outras cidades e estados”, falou.
Com a mediação da técnica da Formação Continuada do DEB/SME, a professora Vívian Santos Gomes, a live de hoje teve um alcance 350 pessoas simultâneas e foi transmitida pelo canal da Secretaria de Educação/Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) no You Tube, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A próxima live da Formação Continuada acontecerá, amanhã, às 10h e vai trabalhar o tema “Fundamentos teóricos para a Educação Especial: contribuições para o trabalho educativo”, com a professora doutora, Sonia Mari Shima Barroco (UEM).