Cerca de 710 mil baianos serão beneficiados com o recebimento do abono salarial no valor de um salário mínimo (R$ 510), provenientes do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
O pagamento do PIS, referente ao exercício 2010/2011, ocorre, até o dia 17 deste mês, para os nascidos no mês de julho. De 18 a 24, é a vez das pessoas que fazem aniversário em agosto sacar o abono. Já a partir do dia 25, os nascidos em setembro podem se dirigir à Caixa Econômica.
O benefício é pago a quem trabalhou com a carteira assinada, pelo menos, 30 dias em 2009 e recebeu até dois salários mínimos. Segundo o coordenador de Programas Sociais da Caixa Econômica, Tiago Reis, é preciso também que o trabalhador esteja inscrito há 5 anos no PIS/ Pasep e que o empregador tenha incluído o funcionário na Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2009). O empregado pode consultar se seu nome consta nesta relação ligando para 0800 726 0101.
Para sacar o PIS, é preciso se dirigir a uma das agências da Caixa. Já para os servidores públicos, que têm direito ao Pasep, o valor estará disponível no Banco do Brasil. Estes funcionários devem verificar o número final da matrícula no contracheque para saber quando sacar o benefício. Os com final 0 e 1 vão poder sacar o dinheiro até o dia 16 deste mês; com 2 e 3, até o dia 23.
Reis lembra que no exercício 2009, que acabou em junho, 4% dos beneficiários em todo o País não resgataram o abono, perdendo direito ao benefício.