A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI esteve reunida ontem (19), com representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti do Estado da Bahia – para conhecer o programa de Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo da Bahia.
O programa visa promover a autonomia das empresas para auxiliar na tomada de decisões, por meio da criatividade na execução de seu planejamento estratégico. A partir daí, estabelecer a cultura da inovação nos seus produtos e processos, que pode viabilizar futuros espaços dinamizadores como coworkings (espaço de trabalho compartilhado), makerspaces (laboratórios de fabricação) e hubs (espaços para ideias inovadoras), além de estreitar os laços entre os participantes.
A iniciativa visa envolver os atores da sociedade civil organizada, a exemplo da Associação Comercial, que desenvolve o papel de contribuir para o desenvolvimento de Itabuna. “Isso favorece a cidade, o comércio, e a Associação que tem o propósito de desenvolvimento dos negócios, dos serviços. As ferramentas vão ser usadas para melhorar a produtividade”, destacou o presidente da ACI, Sérgio Velanes.
Ainda segundo o empresário, investir em tecnologia é fundamental para o desenvolvimento empresarial e uma tendência para um ambiente mais competitivo e capaz de atrair novos investimentos para a cidade. “Estamos felizes e agradecidos por poder conhecer esse programa. Nossas empresas estão preparadas para integrar e, por isso, abraçamos a ideia”, disse ele.
Participaram do bate-papo o diretor de Inovação e Competitividade da Secti, Péricles Magalhães; o coordenador, Antonio Teixeira; os assessores técnicos, Ricardo Cavalcante e Bárbara Carole. Também estiveram no encontro o diretor financeiro da ACI, Mauro Ribeiro, e a colaboradora da Associação, Wandressa Souza.