Um acidente na BA-001, em Ilhéus, matou, na tarde de ontem (1º), o subtenente da Polícia Militar, José Florentino de Almeida Neto, de 56 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o PM estava sozinho em um dos veículos e ficou preso nas ferragens. Neto, como era mais conhecido, era lotado no 15° Batalhão, em Itabuna.
Outras duas pessoas, um homem e uma mulher, que estavam no segundo carro ficaram feridas. As vítimas foram socorridos para o Hospital Regional Costa do Cacau. O estado de saúde deles não foi informado. Os dois veículos bateram de frente. Um deles ficou completamente destruído. O acidente deixou o trânsito parado na rodovia, porque muita gente estava voltando para casa no feriado.
O Corpo de Bombeiros ajudou no resgate. O corpo do policial foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, onde passou por necropsia. O sepultamento acontece logo mais, às 16 horas, no Cemitério do Campo Santo.
Profissional dedicado e de bom trato era muito respeitado e querido pelos seus superiores e colegas de farda do 15º Batalhão de Polícia Militar de Itabuna. Além disso, recentemente, o subtenente Neto havia pedido sua reforma para a reserva da Polícia Militar, depois de mais de 30 anos de atividades ininterruptas a serviço da corporação e da população.
Segundo informações de seus colegas, o subtenente Neto atuou por muitos anos na unidade especializada da PM no Extremo-Sul baiano, a Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica (CIPE – MA / CAEMA). Depois, voltou a Itabuna para integrar o 15º BPM.
Em nota, a PM manifestou “sinceros sentimentos e solidariedade” aos familiares e amigos do subtenente e classificou a morte dele como uma “imensa perda de um companheiro tão querido”.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, divulgou Moção de Pesar, por meio de sua assessoria, na manhã desta quinta-feira (02). “Neste doloroso momento para seus familiares, amigos e colegas da Polícia Militar da Bahia, expresso meus sentimentos de pesar”.