O deputado ACM Neto oficializou a baixaria. Mandou botar em seu site oficial um vídeo claramente editado, com narração de locutor de campanha e tudo o mais, inclusive com a marca do DEM. Na peça, que Lula aparece supostamente desautorizando Wagner a prometer uma obra para Ilhéus.
A peça foi criada a partir da gravação dos discursos do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do governador Jaques Wagner e do presidente Lula, no dia 26 março, quando os dois governantes visitaram o município. O vídeo, publicado no youtube.com, é assinado pelo usuário ‘Dembahia’. A campanha começou, mesmo.
O problema é justamente esse: o vídeo é publicitário. Mas, mesmo assim, percebe-se, que a fala do presidente Lula, "desautorizando" Wagner, é, na verdade, uma cobrança típica de quem não promete obra sem estofo. De quem sabe que pedir ou prometer uma obra que nem projeto tem, é crime de lesa consciência.
Quem acompanha a política baiana, por outro lado, já deve ter percebido que um dos pontos em que o governador mais bate é justamente na questão de só prometer uma obra quando tudo estiver nos conformes.
Ficou feio. Mas veja o vídeo mesmo assim.