A Divisão do Programa de Endemias do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde não tem dado trégua para o Aedes aegypti em Itabuna. As ações de combate e controle do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus são rotina para as equipes que trabalham diariamente em diversas partes da cidade. A preocupação é por conta da mudança climática, com períodos de sol e chuvas intensas, que favorecem a proliferação do mosquito.
A chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro informou que a prevenção, controle e combate ao vetor se concentram nesta sexta-feira, dia 24, a ação será no Emanoel Leão. Durante a semana, aconteceu nos bairros Jardim Vitória, São Caetano, Nova Mangabinha, Jaçanã e Pedro Jerônimo, onde foram registrados novos casos.
As atividades incluem dentre outras ações, tratamento focal nos quintais, atividades educativas e orientação às famílias para chamar a atenção sobre os cuidados com a casa. “O trabalho preventivo das equipes em várias partes da cidade não pode parar, principalmente nesta época de clima instável, onde o risco de aumento de casos é grande”, alerta Lucimar.
Ela lembra que a população deve ficar atenta a métodos simples, mas eficazes, que ajudam no controle e combate do mosquito, a exemplo de evitar água parada em qualquer espécie de vasilhame descoberto, dentro ou fora de casa. “Existe um esforço muito grande por parte do poder público. Mas, é essencial que a comunidade também faça sua parte”, apela a chefe do Programa de Endemias de Itabuna.