Adab monitora sítio de aves migratórias para evitar a entrada de doenças na Bahia

por Redação
0 comentários 1 minutos para ler

Em continuidade às ações de prevenção contra as doenças de Newcastle e Influenza Aviária, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), por meio da Diretoria de Defesa Sanitária Animal (DDSA), realizou o monitoramento de sítio de aves migratórias no município de Jandaíra.

O objetivo foi monitorar os criatórios de aves de subsistência que estão localizados na região, atendendo a recomendação do Ministério da Agricultura (MAPA). A ação visa minimizar os riscos de introdução dessas enfermidades nos plantéis avícolas no estado, preservando o patrimônio avícola.

Dentre as ações realizadas estão o cadastramento de criadores de aves caipiras, georreferenciamento de criadores, coleta de material biológico e educação em saúde nas comunidades e escolas dos povoados. Ao todo, foram cadastrados e recadastrados 21 produtores com 240 amostras coletadas. O material colhido é enviado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas.

Esse monitoramento é fundamental para a proteção do setor avícola da Bahia, já que essas enfermidades têm um grande poder de difusão e a sua introdução em criatórios no estado traria um prejuízo incalculável ao agronegócio avícola.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.