A produção da agricultura familiar baiana foi o tema principal da agenda de segunda-feira (5), entre prefeitos e presidentes de consórcios do Oeste da Bahia e representantes do Governo do Estado, no município de Barreiras. O encontro contou com a presença de 40 prefeitos e prefeitas dos Territórios de Identidade Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico.
O evento, promovido pela Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FEC Bahia) e pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB), foi realizado com o objetivo de avaliar as ações das entidades. Entre os temas tratados, estão o apoio aos consórcios, as ações em infraestrutura e as estratégias para o desenvolvimento econômico dos territórios, em especial, a partir do desenvolvimento rural sustentável.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, destacou as ações estruturantes da base de produção à assistência técnica qualificada para o avanço da produção da agricultura familiar na região. “São mais de R$ 20 milhões na agricultura familiar do Oeste que vem sendo investido a partir da introdução da pauta da agricultura familiar nas políticas públicas com os municípios baianos, o que vem rendendo bons resultados em cada canto da Bahia”, enalteceu.
A prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier, falou dessa estratégia do Governo do Estado. “A nossa agricultura familiar é forte hoje graças aos investimentos de mais de R$ 1 milhão do Governo do Estado em nosso município. Nossos agricultores e agricultoras são mais felizes porque estão comercializando a produção dos seus quintais produtivos nas feiras agroecológicas”.
Entre os secretários de Estado, esteve presente o gestor de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, que ressaltou o diálogo entre os representantes. “Os consórcios e as prefeituras vão continuar sendo grandes parceiros nessa estratégia de desenvolvimento. Essa reunião vai se replicar em outros territórios porque a ideia é conversar com a Bahia inteira e colocar a SDR/CAR para serem parceiros deles e ajudar no desenvolvimento local”, comentou.
José Tigre (Quinho), presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, destacou a importância do encontro. “Essa agenda aqui mostra aos prefeitos baianos o case de sucesso que é a agricultura familiar baiana. Embora o Oeste seja uma região, um território do agro de grande porte, a agricultura familiar tem sido um grande vetor de desenvolvimento da Bahia”.
Para o prefeito de Castro Alves e presidente da FEC, Thiancle Araújo, o mais importante dessa reunião foi a disposição do diálogo. “Consórcios, prefeituras e Estado, todos imbuídos no mesmo propósito, que é atender as necessidades do cidadão, daquele que está na ponta, aquele que mais precisa”, destacou Thiancle.