Com muita determinação e emoção, o veterano surfista de Itacaré, Alandresson Martins, consagrou-se campeão baiano de surfe profissional 2024. Ele superou na bateria decisiva do Tivoli Triple Crown, realizada na Praia do Forte, litoral de Mata de São João, os adversários Fabrício Bulhões, de Ilhéus, Demi Brasil, de Morro de São Paulo (Cairu), e Bino Lopes, da Praia do Forte.

Mesmo com ondas pequenas, de até um metro, o itacareense lutou até o final da bateria decisiva e garantiu um placar de 12,15 pontos, deixando Bulhões na segunda posição (10,45), Demi Brasil em terceiro (8,85) e Bino Lopes em quarto lugar.

“Estou muito feliz. Foi um ano de muita dedicação, treino e sacrifício, mas, no final, tudo deu certo. Quero dividir essa conquista com toda a minha galera de Itacaré”, celebrou Martins. “Quero agradecer às minhas filhas, que me motivam a cada dia e aos meus amigos que torcem por mim”, celebra. Após anos na elite do surfe brasileiro e superando problemas físicos, o surfista foi coroado com uma vitória emocionante na última etapa do circuito, consolidando uma campanha consistente com finais nas duas etapas anteriores.

O Tivoli Triple Crown, patrocinado pelo Tivoli Ecoresort Praia do Forte e pela Billabong, é organizado pela Federação Baiana de Surf (FBSurf) e supervisionado pela Associação de Surf da Praia do Forte. A premiação para os profissionais é de R$ 10 mil por etapa.

Destaques entre os amadores – Na categoria sub-18, o destaque foi o jovem Gonçalo Brito, de Salvador, que venceu os surfistas da Praia do Forte Felipe Guerreiro (2º) e Gabriel Leal (3º), além do ilheense Miguel Cerqueira (4º). Na sub-16, Mauy Schmidt brilhou, deixando Bernardo Bicalho (2º), Yan Rodrigues (3º) e Gabriel Leal (4º) para trás.


Entre os veteranos, Beto Capelotti, da Praia do Forte, venceu a Master (acima de 35 anos); Márcio Leal, de Salvador, sagrou-se campeão na Kahuna (acima de 45 anos); e Esdras Santos, também de Salvador, foi o vencedor na Legend (acima de 55 anos).

Outros resultados incluem Yan Rodrigues como campeão da sub-14, Davi Lucca (local da Praia do Forte) na sub-12, Rudá Nascimento na sub-10, Maria Eduarda no Feminino e Gustavo Dias na sub-8.


Apoios e parcerias – O Tivoli Triple Crown contou com os apoios da Prefeitura Municipal da Mata de São João, Sudesb Esporte, Projeto Tamar, Maron Consultoria, Lopes Surf Design, Blu Protetor, Pacco By, Birm Praia do Forte, Quinta das Lagoas, Fitone Sorvetes, EV Caio Cesar, 55 Açaí, Drink Bizzi, Barraca do Loro, Pousada Casa do Forte e Pousada Ogum Marinho.

Resultados das 3ª e última etapa do Tivoli Triple Crown

Profissional
1) Alanderson Martins (campeão baiano 2024)
2) Fabrício Bulhões
3) Demi Brasil
4) Bino Lopes

Sub-18
1) Gonçalo de Brito
2) Felipe Guerreiro
3) Miguel Cerqueira
4) Gabriel Leal

Sub – 16
1) Mauy Schimidt
2) Bernardo Bicalho
3) Yan Rodrigues
4) Gabriel Leal

Feminino
1) Maria Eduarda
2) Samira Vitória
3) Elane Cavalcante
4) Amanda Luchesse

Master (acima dos 35 anos)
1) Beto Capelotti
2) Alandresson Martins
3) Christiano Spirro
4) Elson Vieira

Kahuna (acima dos 45)
1) Marcio Leal
2) Leandro Mendes
3) Christiano Spirro
4) Jr Man

Legend (acima dos 55 anos)
1) Esdras Santos
2) Auro Pisani
3) Guiga Matos
4) Paulo Falcon

Sub-14
1) Yan Rodrigues
2) Bernardo Bicalho
3) João Jesus
4) Rafa Galeno

Sub-12
1) Davi Lucca
2) Rudá Nascimento
3) João Jesus
4) Pietro Matos

Sub-10
1) Rudá Nascimento
2) Davi Lucca
3) Yan Reis
4) Rafa Galeno
5) Francisco Modesto

Sub-8
1) Gustavo Dias
2) Pedro Henrique
3) Fabiano Celestino
4) Benjamin Rocha