O Albergue Bezerra de Menezes, de Itabuna, instituição que abriga atualmente 86 pacientes, segue precisando de recursos para a compra de um novo automóvel. Isso porque o único veículo que a instituição possuía, que era usado para transporte dos internos e também para serviços administrativos e recolhimento de doações, ficou totalmente destruído após sofrer um incêndio no dia 16 de dezembro do ano passado.

Com a perda do veículo, aumentou ainda mais o leque de necessidades do Albergue, que tem lutado para manter-se aberto ao longo dos últimos anos. Além da falta de um carro, a instituição enfrenta outros desafios, que vão desde a dificuldade para aquisição de alimentos e medicamentos, até problemas na estrutura física da instituição beneficente.

 

Uma vaquinha foi criada com o intuito de comprar um veículo, conforme chegamos a divulgar (veja aqui). No entanto, após uma promissora adesão inicial, passados mais de dois meses, o valores até agora arrecadados somam apenas R$ 5.940,00, bem abaixo do almejado, que é de R$ 55 mil.

Para agravar ainda mais o problema, as arrecadações do telemarketing e as doações da comunidade também caíram muito. Em contato com O Trombone, a diretora do abrigo, Isaura Brandão, disse que as enchentes de dezembro acabaram interferindo nas doações, uma vez que centenas de pessoas ficaram desabrigadas e perderam tudo, necessitando de ajuda.

Ela disse que está tendo que recorrer a carros de aplicativos para cumprir as demandas, o que eleva muito os gastos do abrigo. “Precisamos de um novo veículo urgentemente. Todas as demandas, desde ir à feira, buscar remédios, buscar doações e levar os acolhidos para consultas necessita de carro. Além de ficar muito caro, esses veículos de aplicativo não levam acamados nem cadeirantes”, explica Isaura.

Ela contou que recorreu até à prefeitura. “Enviamos um ofício ao prefeito Augusto Castro com a solicitação do carro. O documento foi entregue mas até agora não houve retorno”, lamenta.

 

Necessidades

No momento, o Albergue precisa de fraldas geriátricas, papel higiênico, sabão em pó, aveia, mucilon, desinfetante, biscoito, arroz e óleo. Ainda precisa de alguns materiais para a construção de uma nova portaria, como blocos, cimento, massa corrida e tinha branca.

Quem quiser contribuir com a causa da instituição, é só acessar o link https://vaka.me/2124687.

As doações de alimentos, produtos de limpeza e de higiene ou materiais de construção podem ser feitas no próprio Abrigo, na Avenida Bionor Rebouças Brandão, 720, bairro Antique. Maiores informações pelos telefones: (73) 3215-1511 e (73) 98825-4982.