Nesta sexta-feira, 11 de outubro de 2024, às 17h, a Academia de Letras de Itabuna (Alita) realizará a solenidade de Outorga da Medalha Jorge Amado à reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (1996-2004), Renée Albagli Nogueira, e à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

A cerimônia será realizada no Auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, na Uesc. A honraria celebra grandes contribuições para as artes, ciências e cultura, e será concedida às duas entidades de destaque que impactaram profundamente a região Sul da Bahia.

Renée será homenageada por seu trabalho transformador no campo do ensino superior, pesquisa e extensão. Sob sua gestão, a Uesc passou por uma fase de expansão e consolidação acadêmica, especialmente com a ampliação do corpo docente e a criação de cursos pioneiros.

Além dela, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna será igualmente homenageada por sua contribuição na área da saúde, prestando assistência à população há mais de um século, com destaque para seu trabalho humanitário e sua dedicação à melhoria do atendimento médico e hospitalar na região.

A Medalha Jorge Amado foi idealizada pelo escritor Cyro de Mattos, presidente de honra da Alita. A presidente da Academia, Raquel Rocha, reforça a relevância do evento: “Reconhecer e homenagear aqueles que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de nossa região é uma forma de perpetuar o legado de Jorge Amado, que tão bem representou nossa cultura e nossa gente”.

Renée Albagli Nogueira – Professora aposentada da Universidade Estadual de Santa Cruz, Renée Albagli atuou como vice-reitora de 1991-1996, e reitora da Universidade nos períodos de 1996-2000 e 2000-2004. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba); Aperfeiçoamento em Gestão Universitária na St. Paul University, em Chicago; Mestrado em Gestão Universitária pela Universidade Estácio de Sá. É graduada em História Natural pela Universidade Santa Úrsula e possui diversas especializações na área. Foi conselheira Estadual de Educação da Bahia nos períodos de 2004 a 2008 e 2008 a 2012, tendo sido presidente do CEE-BA de  2006 a 2008.