Apesar de um volume levemente elevado, na altura da Barragem Horácio Sodré, em Itapé, o Rio Colônia segue “comportado” e não seria, até aqui, o vilão da cheia do Cachoeira neste domingo (27). Sobra, então, o outro afluente, o Rio Salgado e o sistema de canais e ribeirões do perímetro itabunense.
Isso porque o volume das chuvas que ocorrem no Litoral Sul, especialmente em Itabuna, contribui tanto para aumentar o nível do Salgado quanto para influenciar nas cheias do conjunto de canais e ribeirões que despejam grandes quantidades de água diretamente no Cachoeira.
Também, com as chuvas constantes, em volumes altos, o solo segue encharcado, o que já não permite absorção da água. A previsão da Agência Climatempo é de muita chuva ainda ao longo da semana. Para este domingo, estão previstos 45 milímetros.
Dessa vez, o Rio Colônia está absolvido – temporariamente – da cheia do Cachoeira. Na altura da fazenda Principado do Estreito d’Água, na região da Estiva de Itapé (foto em destaque), onde está localizada a barragem Horácio Sodré, as águas seguem plácidas. A tormenta começa, mesmo, é na parte do caminho mais próxima do oceano.