Com o tema “Juntos na construção de uma nação igualitária”, Ilhéus comemorou os 201 anos da Independência do Brasil. O tradicional desfile cívico-militar aconteceu ontem (7) e reuniu centenas de pessoas ao longo do circuito montado na Avenida Soares Lopes.

Tomada pelos sentimentos de pertencimento e união, a população marcou presença em um dos eventos mais emblemáticos da história do país. O prefeito Mário Alexandre prestigiou o ato solene, acompanhado da deputada estadual Soane Galvão e de autoridades civis e militares. Do palanque, o gestor assistiu às apresentações e destacou a importância do ato, que, segundo ele, é uma forma de fortalecer o patriotismo.

“Um momento de alegria, compromisso e honra. Podemos ver os nossos jovens participando, desfilando e mostrando todo seu amor pelo nosso país. Ilhéus faz parte dessa história, pois são 489 anos de lutas e grandes conquistas. Conseguimos conscientizar as famílias a prestigiarem momentos como esse, para que possam manter viva a nossa cultura. Eu fico extremamente feliz e peço a Deus força e saúde para continuar trabalhando por cada ilheense, povo que tanto amo”.

 

A solenidade teve início com hasteamento das Bandeiras do Brasil, da Bahia e de Ilhéus, realizado pelo prefeito Mário Alexandre, pelo coronel da PM, Vanderval Meneses, e pelo tenente-coronel do Exército, Rafael Dutra. Em seguida ocorreu a revista às tropas.

Para a professora Eliane Oliveira, secretária de Educação, o tema trabalhado pela rede municipal revela a importância da construção de uma nação justa, igualitária e fraterna. “As nossas escolas mostraram o resgate do ato cívico e o amor à pátria. Hoje podemos perceber o quanto é importante e necessário estarmos juntos em um momento como esse”, afirmou.

Ao todo, mais de 3,5 mil pessoas desfilaram ao som de bandas e fanfarras musicais, entre elas militares, civis e estudantes. “Estou aqui para prestigiar a nossa cidade e a independência do nosso país”, comentou a bióloga Laís Santos. Para Jaqueline Oliveira, “é muito bom ver as crianças desfilando. A gente mantém a nossa tradição viva”, completou.

Desfile- A Avenida Soares Lopes foi completamente tomada por corporações, entidades, instituições, clubes de serviços, escolas da rede pública e privada de ensino e secretarias municipais, divididas em seis grupamentos:

– Grupamento Militar: Composto pelo Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão; Banda de Música (2º BEIC), Guarda Civil Municipal (GCM) e outras 17 corporações;

– Grupamento de Entidades e Clubes de Serviços: Composto pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Rotary Clube de Ilhéus; Lojas Maçônicas Vigilância e Resistência, Regeneração Sul Baiana, Elias Ocké e outras oito entidades;

– Grupamento de Escolas Particulares: Composto pelo Educandário Siqueira, Colégio Ideal e Colégio Paulo Freire;

– Grupamento das Escolas Municipais do Campo e Projetos Municipais: Composto pelo Projeto Sociocultural Arte e Dança, Escola Municipal de Castelo Novo e outras quatro unidades escolares;

– Grupamento dos Colégios Estaduais e Escolas Municipais da Sede: Composto pelo Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa e outras nove unidades escolares;

– Grupamento das Secretarias Municipais: Composto pelas secretarias de Saúde, Educação e Promoção Social e Combate à Pobreza.

Além de sensibilizar a população sobre a importância da educação na formação dos cidadãos e cidadãs, a data evidencia a força propulsora do desenvolvimento da nação, bem como o respeito à diversidade cultural, ambiental e à história de um povo, com princípios éticos, morais e cívicos.