O prefeito de Itapé, Naéliton Pinto, não conteve um rompante “tirânico e anti-democrático” – nas palavras da vítima – e exonerou sumariamente do cargo de Diretor de Agricultura e Desenvolvimento Urbano o pré-candidato a prefeito Diego Felisardo.
Como não havia outra motivação, o ato do prefeito foi para a conta da vingança política, já que um dia antes a cidade de Itapé foi surpreendida pelo anúncio de uma composição entre dois fortes nomes para a disputa da prefeitura este ano: o próprio Diego Felisardo e Nilson Piaçava.
Felisardo não deixou por menos, e soltou uma Nota Oficial, repudiando a atitude do prefeito Naéliton.
Confira:
***
Itapé, 22/01/2024.
Nota de DIEGO FELISARDO
Valendo-se do decreto n. 283/2024, desta data, o Senhor Prefeito Municipal de Itapé, Naéliton Rosa Pinto, em ato imotivado, resolveu exonerar-me do cargo de Diretor de Agricultura e Desenvolvimento Urbano do município.
Por ser próprio considerar-se que se trate de ato rotineiro da administração, até aí nada a merecer reparo. O que causou espanto foi a reação do Prefeito à discordância, pacífica e leal, da imposição do nome de um candidato que, além da qualidade do parentesco que tem consigo (sobrinho afim) nenhuma outra exibe, capaz de assegurar possibilidade de uma gestão competente do município, senão se constituir – como entendem todos os que não rendem vassalagem ao Prefeito ou, por ele, foram “dobrados” a alto custo – em escolha destinada à manipulação e continuísmo gerencial da municipalidade na linha da transformação desta em unidade empresarial familiar para governarem através de práticas diferentes do que entendemos que seja o melhor para o município – a e para o nosso povo, se buscar – com racionalidade administrativa e respeito ao dinheiro público – a Itapé gestão voltada para o desenvolvimento econômico e progresso, assegurando, em prioridade absoluta, o bem estar para a população, através de oportunidades de renda e bem estar social, ao invés de paliativos e migalhas que, ao invés de humilhar a população (principalmente os mais carentes) lhe assegure tratamento justo e respeitoso aos seus mais sagrados direitos e legítimos interesses.
Em encontro, ainda em dezembro, com o Prefeito, manifestando a nossa leal discordância, explicitamos o reconhecimento da inviabilidade de continuarmos prestando a nossa colaboração funcional à administração, ficando claro que era hora de encerrarmos a nossa participação. Foi de Sua Excelência o apelo a que remetesse, para este mês de janeiro, a rediscussão da questão, talvez por achar que recuaríamos da decisão comunicada de enfrentar as urnas com candidatura própria ou apoiando outro nome que não o que se nos impunha. Mas, também foi dele a iniciativa de, em palanque da celebração do “Dia da Cidade”, quebrasse o protocolo de cerimonia com presença do governador do estado, para oficializar o lançamento do candidato do qual nós discordávamos, quebrando, por igual, o compromisso da rediscussão da escolha. Diante disso, senti-me liberado para encaminhar, de forma independente, o meu posicionamento e dos companheiros dos partidos que, comigo, integravam a base aliada municipal.
Essa compreensão, fez aflorar algo que nunca imaginávamos: o novo estilo vingativo, tirânico e anti-democrático do Senhor Prefeito, representado por ameaças de demissão a servidores municipais que possam discordar e abraçar o nome imposto pelo mesmo como candidato e, por último, a minha brutal exoneração da função que durante os últimos anos exerci com total devoção e lealdade na administração municipal, de cuja colaboração muito me orgulham as realizações carreadas e produzidas no setor, muitas vezes as únicas do governo municipal em vários setores.
Recebo com humildade e resignação a agressão com a qual fui apunhalado em forma de exoneração, pedindo a Deus que me dê fortaleza de ânimo para suportá-la e forças para lutar no campo democrático, nas urnas, por uma Itapé mais próspera, mais humana e de povo mais feliz.
Repitamos Cristo – nosso guia, invocando o Pai : “Perdoai-os, eles não sabem o que fazem”. As urnas responderão por mim, fazendo Justiça!