Em consequência do princípio de incêndio registrado na noite de ontem, 29, na farmácia do Centro Cirúrgico do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, as cirurgias de emergência foram remanejadas para o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus.
As equipes do SAMU-192, bem como ambulâncias provenientes de outras cidades estão sendo orientadas a encaminhar pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica para aquela unidade hospitalar do Governo do Estado. Já as cirurgias eletivas, que aconteceriam hoje, 30, estão sendo remarcadas.
Logo cedo, a equipe de higienização deu prosseguimento à limpeza e desinfecção do Centro Cirúrgico, bem como a equipe da farmácia que fez a remoção de medicamentos e de todos os materiais do setor para novo espaço.
Vale destacar que, o fato de o Hospital de Base estar devidamente equipado com extintores de incêndio e as equipes assistenciais e administrativas terem recebido treinamentos constantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializados em Saúde e Medicinado Trabalhador (SESMT) fundamental para a pronta ação.
Os colaboradores conseguiram conter o princípio de incêndio, até a chegada do Corpo de Bombeiros, o que evitou maiores danos que pudessem oferecer riscos aos pacientes, colaboradores e à estrutura física da unidade hospitalar.
As Diretorias Executiva e Médica da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) lamentam pelo ocorrido. A previsão é que o Centro Cirúrgico esteja devidamente organizado e liberado para o retorno das atividades normais até amanhã, segundo informam.
Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabuna, disse que, em meio às diferentes adversidades enfrentadas diariamente, o Hospital de Base pauta seu atendimento nos seis princípios básicos, referentes aos direitos dos usuários do SUS, assegurando à população um tratamento digno nos sistemas de saúde 100% SUS.
“A gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, tem como uma das prioridades cuidar da saúde da população, através de um atendimento humanizado e de qualidade. Além disso, investe na melhoria da infraestrutura da Atenção Primária (unidades de saúde) e, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), na construção do anexo do Hospital de Base”, encerrou a nota.