Após morte do filho, pai que se feriu em queda do muro de escola também morre em Itabuna

por Domingos Matos
4 comentários 2 minutos para ler

Faleceu nesta tarde Fábio Guedes dos Santos, 45 anos, no Hospital Luís Eduardo Magalhães, onde deu entrada em estado grave, com múltiplas fraturas, depois de socorrido pelo Samu-192. Ele se feriu no desabamento de parte do muro que circundava a Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no Bairro Califórnia, neste sábado, dia 16. Seu filho, Guilherme Aurélio Leone, 12 anos, morreu na hora do desabamento.

Em homenagem póstuma aos dois, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), decretou luto por três dias. A decisão foi adotada depois da reunião do Gabinete de Crise com a participação de secretários municipais, superintendentes e assessores.

Guilherme era aluno da Escola Municipal Tereza Cristina Ribeiro Estrela, no Parque Boa Vista, vizinho ao Loteamento Paraíso, onde morava com a família. As duas vítimas do lamentável incidente são parentes do vereador Wanderson Pereira Leone (Dando Leone – PDT).

Augusto também determinou a transferência da festa comemorativa dos 206 anos da Vila de Ferradas para outra data e a suspensão de eventos festivos da Prefeitura até próxima sexta-feira. Também mandou a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo fechar com tapumes o entorno da escola municipal e intensificar vistorias nos prédios públicos e à Guarda Civil Municipal monitorar as escolas da rede municipal.

No encontro realizado nesta manhã no Gabinete do Prefeito no Centro Administrativo Firmino Alves, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública apresentou aos integrantes do Gabinete de Crise cópia do Parecer Técnico depois de inspeção efetuada pelo engenheiro da Diretoria de Defesa Civil Carlos Yuri Bandeira de Oliveira e pela diretora Elciane Rodrigues Reis. Além de interdição total é recomendada a demolição imediata do muro, em caráter emergencial, por continuar expondo a população do entorno a riscos.

Ao saber do incidente, o prefeito Augusto Castro publicou Moção de Pesar onde externa seu profundo pesar pelas mortes da criança Guilherme Aurélio, na manhã deste sábado, dia 16, no Bairro Califórnia, em decorrência do desmoronamento de parte do muro que circunda a Escola Municipal Marechal Humberto Castelo Branco.

Também determinou às as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Saúde e Educação que enviassem à residência das vítimas e à unidade escolar e profissionais para prestar toda a assistência psicológica, social e material necessária.

4 comentários

Anônimo 17 de outubro de 2021 - 02:22

São milhares de pessoas sofrendo em Itabuna, e o Sr Augusto mostra-se profundamente entristecido agora? E sua sensibilidade somente após o acontecimento dessa dessa tragédia (anunciada)?
O seu luto não trará as vidas de volta, e o engajamento que teve para, por meio das secretarias de promoção social, saúde e educação, disponibilizar profissionais destacados para oferecer o apoio necessário, incluindo a assistência psicológica, social e material dos envolvidos, deveria ter sido eficiente na tomada de decisões para que evitasse tal tragédia.
Lamentar profundamente soa como frase feita na tentativa de amenizar a dor e ainda fazer “politica”. Desejo que o MP e os órgãos competentes apurem a irresponsabilidade ocorrida, pois não acredito apenas no evento acidental, mas no evento criminoso de “irresponsabilidade” da gestão do Senhor Augusto Castro.

Responder
Anônimo 17 de outubro de 2021 - 02:23

É muito triste 😔 o que aconteceu! Aqui no São Caetano na rua Floresta a escola Everaldo Cardoso, a secretária e cozinha vai desabar.A diretora teve que fazer um brechó para pintar a frente da escola.Isso é uma vergonha secretaria Janaína , só fica se amostrando no Instagram. Algusto tem que ser colocada prá fora.

Responder
Anônimo 17 de outubro de 2021 - 02:24

Prefeito não gosta dinheiro em periferia . Agora praça do centro da cidade quer se amostra.lamentável isso poderia ser evitado se tivesse fiscalização nós colégios público pra mim . Pior prefeito qui Itabuna tevi augusto castro

Responder
Anônimo 17 de outubro de 2021 - 02:26

Quem perdeu foi quem morreu. Enquanto uns morrem e passan dificuldades com as mazelas políticas, outros gastam e fazem farra com verbas públicas, governo midiático, instagramavel, enquanto isso também a boate luxuosa do Presidente da Ficc lotada, consertos desnecessários de praças e avenidas enquanto muros caem, feiras desabam , enquanto qualquer reuniaozinha do prefeito, secretários e seus puxas sacos são regadas a um bom buffet e o povo passando fome. E ai, quem paga a conta? Somos nois, o povão

Responder

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.