As ações para a retomada da economia em 43 municípios da região Sul da Bahia, diante dos efeitos causados pelo Coronavírus, foram apresentadas em um Webinário ontem ( 7), de lançamento do Programa Amana, de autoria da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, e que conta com a parceria das Associações Comerciais e Empresariais de Itabuna e de Ilhéus, entre outras instituições parceiras.
A iniciativa, que tem como público alvo, pessoas físicas, empreendedores informais, micro e pequenos empreendedores, além de gestores públicos municipais, prevê a realização de cursos, capacitações, consultorias e assessorias. O programa envolve docentes dos departamentos de Administração e Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e de Ciências Jurídicas, engajados no desenvolvimento de ações em conjunto.
O professor Gustavo Joaquim Lisboa, que integra a comissão de coordenação do programa, explicou que a ideia é utilizar toda a expertise que a Uesc dispõe a partir do seu corpo docente. O projeto contempla ainda a construção de painéis informativos sobre as atividades econômicas regionais, através de plataformas digitais, com o objetivo de sanar as demandas de cada segmento.
O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana apresentou as ações que vendo sendo realizadas pela universidade, no combate ao Covid-19, a exemplo das testagens para a detecção do vírus, que passará a realizar 200 testes diários, com aquisição recente um extrator. Ele ainda ressaltou a importância das instituições parceiras para o desenvolvimento do programa Amana. “Em uma crise tão difícil, a Uesc vem mostrar uma palavra de esperança e de incentivo. Todos nós seremos capazes de unir esforços e o protagonismo é de todas as instituições”.
O presidente da ACI, Sérgio Velanes, parabenizou a iniciativa da Uesc, com o lançamento do programa, que só vem somar e contribuir para a retomada do setor econômico da região. Ele ainda destacou que a entidade vem sempre buscando colaboração e a união de toda a classe empresarial no enfrentamento da crise econômica. “Todos sem dúvida estarão contribuindo para o desenvolvimento, oferecendo apoio a todas as esferas econômicas, desde o pequeno ao grande empresário”.
Parceria
Juntamente às Associações Comerciais de Itabuna e Ilhéus, a Uesc contará com a parceria das seguintes instituições: Governo do Estado, Bahiagás, Caixa Econômica Federal, Ceped, Sebrae e as prefeituras do 43 municípios da região no entorno das cidades entre Itabuna – Ilhéus, Camacan-Ipiaú.