A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) participou de dois mutirões no final de semana no SEST-SENAT – Portas Abertas e Dia-D do Conselho Escolar do CAIC.
Nos dois eventos, os agentes ambientais, responsáveis pela coleta seletiva e pela Central de Triagem e Reciclagem, no Bairro Lomanto, forneceram informações e distribuíram panfletos sobre o descarte correto de resíduos e o reaproveitamento de materiais.
Os agentes-catadores destacaram a importância da Central de Triagem disponibilizada pela Prefeitura e CVR Costa do Cacau, através do Projeto Recicla Itabuna que, além de gerar emprego e renda, contribui para a conservação ambiental.
Os mutirões também tiveram a participação da Defensoria Pública da Bahia/Itabuna, parceira da AACRI, ofertando os serviços de orientação jurídica, consulta processual e exame de DNA.
O presidente da Associação de Catadores, Ricardo Ferreira, salientou que estas parcerias são importantes para divulgar o trabalho da entidade e mobilizar a comunidade para a ampliação da coleta seletiva.
“Agradecemos a participação dos agentes ambientais no nosso mutirão. Que seja o primeiro de muitos que ainda teremos, sempre focados na sustentabilidade”, disse Nacia Campos, diretora do SEST/SENAT.
O evento no CAIC foi finalizado com a implantação da coleta seletiva e a diretora Georgia Guerra ressaltou que estas ações de educação ambiental são necessárias para conscientizar a comunidade escolar e garantir a sobrevivência do planeta, que já sofre com o impacto das mudanças climáticas.