A Green Card S/A Refeições Comércio e Serviços foi a empresa contratada pela prefeitura de Itabuna para operacionalizar a gestão dos cartões magnéticos do programa Auxílio Recomeço, que vai beneficiar pessoas que tiveram as casas invadidas pelas águas do rio Cachoeira, na última enchente. O contrato foi assinado na sexta-feira (14) e tem valor global de em R$ 10.500.000,00 (dez milhões e quinhentos mil reais), que vão atender a cerca de 3.500 famílias cadastradas.
De acordo com a prefeitura, cada família cadastrada terá direito a um valor de R$ 3.000,00 para compra de móveis e eletrodomésticos, que só poderão ser adquiridos em lojas credenciadas pelo Município. De acordo com a prefeitura, o contrato não remunera a empresa, que deverá auferir seus ganhos por meio das taxas pagas pelos comerciantes.
Não há, nesse momento, informações sobre auxílio para recuperação dos danos físicos causados pela enchentes aos imóveis – materiais e mão-de-obra. O governo do estado deve anunciar esta semana um programa de construção de casas populares para quem morava em comunidades como a da Bananeira.