Depois da derrota para o Santos, há duas semanas, o Esporte Clube Vitória pode perder seu estádio, Manoel Barradas, o Barradão, palco da final entre baianos e santistas. A área onde está localizado o estádio foi colocada em leilão nesta quarta-feira, segundo edital de convocação publicado no site do Tribunal de Justiça da Bahia.
O evento está marcado para o dia 9 de setembro, às 8h30, ao lado de outros 374 lotes. A decisão da juíza Marinês Freitas é referente a uma ação movida pela prefeitura de Salvador contra o clube, na 10ª Vara da Fazenda Pública, por falta de recolhimento de IPTU e ISS nos últimos seis anos.
Palco da final da Copa do Brasi, há duas semanas, quando o Santos ficou com o título, a arena foi penhorada como garantia da dívida e aparece avaliada em R$ 6 milhões. São 93.057 m², com 10.400 m² de construção.
O processo 0043512-40.2008.805.0001 indica ainda o endereço do local, na Rua Artêmio Valente, nº 2816, bairro de Canabrava, porém não revela o valor do débito –pelos cálculos do Vitória, em torno de R$ 30 mil.
Em tempo: como nem a prefeitura de Salvador, dona dos impostos devidos pelo E.C. Vitória, quer cobrar a dívida dessa forma, na justiça, o leilão já teria sido suspenso, segundo advogados do clube. A informação é de que o prefeito João Henrique de Barradas Carneiro determinou que seus secretários, que ousaram permitir tal desfeita ao Vitória, encontrassem uma forma de negociar os débitos.
Agora, cabe aos vereadores e à sociedade ficarem de olho para ver se essas ‘negociações’ não constituem crime de renúncia fiscal.
Informações do Uol e do A Tarde. Atualizada às 8h12min