A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou hoje (23), a segunda morte por Febre Oropouche no estado. Segundo a Sesab, a paciente era uma mulher de 21 anos, moradora de Camamu, no baixo sul baiano.

A mulher faleceu em maio. Entretanto, somente agora foi confirmada a causa da morte, após o resultado dos exames.

De acordo com a Sesab, foram feitas análises criteriosas realizadas pela Câmara Técnica de Análise de Óbitos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Os dois óbitos foram em mulheres, não gestantes, sem comorbidades, idades de 21 e 24 anos.

Ainda informações da Sesab, os óbitos apresentaram sintomas como febre, cefaleia, dor retroorbital, mialgia, náuseas, vômitos, diarreia, dores em membros inferiores, astenia.

Também foram observados outros sintomas mais graves, como manchas vermelhas e roxas pelo corpo, sangramento nasal, gengival e vaginal, sonolência e vômito com hipotensão, sangramento grave, apresentando queda abrupta de hemoglobina e plaquetas.

A morte da primeira vítima aconteceu em março deste ano, mas só foi divulgada em junho. Até a última atualização da Sesab, o estado tem 835 casos confirmados pela