A Secretaria da Administração (Saeb) publica, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (16), o resultado definitivo da segunda etapa (provas discursivas) do concurso público para o Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil do Estado (Edital Saeb Nº04/2022). O DOE traz a relação dos aprovados, nesta etapa do certame, para vagas para os cargos de perito criminal, perito médico legista, perito odonto-legal e de perito técnico de polícia civil.
Na mesma Edição do DOE também serão publicados editais de convocação para realização da terceira etapa do certame (provas de títulos), além da convocação para realização do procedimento de heteroidentificação (para aqueles que declararam ser negros) e perícia médica nos candidatos que se declararam com deficiência.
Os resultados também estarão disponíveis no portal RH Bahia e no site da organizadora do certame, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), disponível no endereço www.idecan.org.br.
O concurso público para o DPT, unidade vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSP), oferece 456 vagas de nível superior. O Edital de abertura do certame foi publicado, no Diário Oficial do Estado, no dia 3 de setembro de 2022, abrindo 166 vagas para perito criminal, 103 para médico legista, 10 para perito odonto-legal e 177 para perito técnico do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As carreiras integram quadro de pessoal da Polícia Civil e terão carga horária semanal de 40h.
Em dezembro de 2022, mais de 9 mil candidatos fizeram as provas para concorrer a uma das vagas no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O exame foi composto por uma prova objetiva, com 100 questões de múltipla escolha, abordando conhecimentos gerais e específicos, além de uma prova discursiva, voltada para a elaboração de texto dissertativo.
Após o resultado final e a homologação do certame, os candidatos serão convocados a realizar exames pré-admissionais (teste de aptidão física, exames médicos e exames psicológicos) e investigação social. Os considerados aptos serão convocados a realizar Curso de Formação de Policiais Civis. As vagas serão preenchidas de acordo com a classificação final e de acordo com o interesse da administração pública.