O titular da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bandeira, esteve nesta quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Itabuna solicitando apoio dos vereadores para um projeto que beneficia adolescentes infratores do município. Diante da importância do projeto, o presidente do Legislativo, Ruy Machado, convocou todos os vereadores para participarem do encontro com o juiz, que explanou detalhadamente o projeto denominado de “Começar de Novo”.
Segundo Bandeira, o objetivo desse projeto é oferecer aos jovens infratores uma perspectiva de vida e trabalho após o cumprimento de medidas sócioeducativas determinadas pela justiça. Após cumprir essas medidas, os jovens teriam disponibilizadas vagas em órgãos públicos ou em instituições privadas para um período de estágio visando oferecer mais dignidade e oportunidades no mercado de trabalho.
Outro projeto apresentado pelo juiz aos vereadores intitulado de “Família Acolhedora” trata da inclusão de crianças em casas de famílias até a conclusão do processo de adoção. Segundo assinala Bandeira, a ideia é capacitar essas famílias, lembrando-lhes que não devem criar vínculos afetivos, desde quando após um período máximo de seis meses, esses menores poderão ser adotados ou mesmo voltarem para as famílias de origem.
Todos os vereadores mostraram-se sensíveis aos projetos, tendo o presidente do Ruy Machado assegurado total apoio do Legislativo, uma vez que além de serem justos, representam um grande passo para a inclusão de jovens infratores na sociedade.
Alita
Por outro lado, o juiz aproveitou o encontro com os vereadores para solicitar apoio para a Academia de Letras de Itabuna (Alita), fundada em abril desse ano. Como presidente da entidade, Bandeira alegou que os recursos para o funcionamento da academia ainda são poucos e seria necessária uma verba complementar para sua manutenção.
Ele justificou seu pleito assinalando que ter uma Academia desse porte é uma referência para o município pelo seu caráter histórico e cultural. Após a reunião, ficou definido que já na próxima segunda-feira (28), os vereadores, juntamente com o titular da Vara da Infância e Juventude e com o presidente da Câmara de Itabuna, Ruy Machado, terão um encontro com o prefeito Newton Azevedo para tratar desses assuntos e do posterior encaminhamento dos projetos através do Executivo para apreciação do Legislativo.