A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Itabuna tem avaliado como “muito positiva” a segunda etapa do cronograma de entrega dos primeiros blocos de atividades dentro da modalidade de aulas não presenciais articulada pela secretaria e iniciada no dia 14 de setembro, quando os estudantes do 9º ano da rede receberam os blocos. Nesta segunda etapa (iniciada no último dia 5), considerada como crucial para avaliar aspectos como logística, eficiência, adequação, tempo de permanência dos pais e responsáveis no interior das escolas, está sendo atendida a maior parte da clientela da Rede Municipal de Ensino, quando um público de cerca de 12 mil estudantes do 1º ao 8º anos estão tendo acesso ao material preparado pelos professores e coordenadores pedagógicos.
A reação dos estudantes e familiares têm sido relatadas para os diretores das escolas, através de mensagens de agradecimento e fotos dos estudantes já com o material em mãos e animados para cumprir os prazos estabelecidos.
Na Escola Municipal Vila Anália (bairro Vila Anália), uma das fotos que chamou muita atenção mostra uma mesa com três estudantes em casa compenetrados, concentrados e imbuídos dos compromissos e das responsabilidades.
No bairro Antique, os registros vieram da Escola Municipal Maria Rosa, muitas imagens de estudantes felizes e sorridentes com suas tarefas.
Para a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, “embora estejamos envolvidos com uma nova perspectiva de educação, precisando compreender esse ‘novo normal’, tem algumas coisas que não mudam de jeito nenhum, e uma delas é que o maior presente que um professor pode receber dos seus estudantes são os sorrisos deles, a felicidade. Um vínculo importante volta a se estabelecer entre as crianças e as escolas e a parte mais importante desse vínculo é essa aproximação e esse valor afetivo”, disse a secretária.
A partir da entrega dos blocos, os estudantes têm um prazo de quinze dias para realizar as atividades, quando são devolvidas pelos pais às escolas e um novo bloco é disponibilizado. Os primeiros têm caráter de diagnóstico do nível de aprendizagem e orientarão aos professores sobre possíveis alterações do processo pedagógico, necessidades de intervenções ou mesmo reforço de algum conteúdo específico. A primeira etapa do cronograma será concluída no próximo dia 19 de outubro, quando estudantes das creches e da educação infantil terão as atividades disponibilizadas. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Itabuna tem quase 17,1 mil matrículas ativas.