Após parecer do Ministério Público Estadual contra a reabertura do comércio, prevista para a próxima segunda-feira (05), o bom senso prevaleceu e o prefeito Fernando Gomes recuou. No entanto, solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a elaboração de um relatório Técnico em Saúde para que respalde esta decisão e atenda às adequações solicitadas pelo Ministério Público. A medida foi tomada depois de reuniões com representantes do Ministério Público, que recomendaram a manutenção do fechamento do comércio.
Em nota, o prefeito explicou que a intenção é reabrir o mais rápido possível, mas com segurança para funcionários e clientes. Itabuna está há cerca de 80 dias com o comércio fechado e, neste período, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), empresas já fecharam suas portas em definitivo e dezenas de pessoas já estão desempregadas. “A expectativa é de que nos próximos dias tenhamos novidades sobre o assunto”, disse Gomes.
Ainda na tarde desta sexta-feira (5), acontecerá uma reunião entre os Técnicos da Secretaria de Saúde, e representantes do comércio para elaboração do relatório, que posteriormente será apresentado ao Ministério Público.
Até ontem (04), Itabuna havia registrado 1.083 casos de Covid-19 e 46 mortes.