Sob o olhar atento de sindicalistas e servidores municipais, o Plenário da Câmara de Itabuna autorizou na quarta, 8, o repasse da verba enviada pelo Ministério da Saúde para Agentes Comunitários de Saúde e a Agentes de Combate às Endemias (ACS/ACE). O incentivo de R$ 1.550 por servidor beneficiará os agentes em efetiva atividade no campo.
Conforme o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), metade dos recursos será destinada para aquisição de fardamento (camisas, calça, sapato, protetor solar, guarda-chuva e recipiente para água) e outra parte, em dinheiro, será depositada na conta dos servidores após a comprovação da compra do fardamento.
Apenas em 2021, já é a quarta vitória que os ACS/ACE alcançam com apoio direto dos vereadores de Itabuna. Anteriormente, a Câmara aprovou a implantação do piso nacional das duas categorias em Itabuna e, em seguida, a revisão do vencimento básico para reposição de perdas inflacionárias; por fim, a Casa votou favorável ao reajuste do ticket alimentação.