Uma sessão com representantes dos poderes Legislativo e Executivo, como preza o regimento, marcou ontem (17) a abertura do período ordinário na Câmara de Itabuna. Anfitrião, o presidente da Casa, Ricardo Xavier (Cidadania), adiantou que haverá sessão na terça, às 14 horas. Em pauta, desarquivar projetos dos colegas edis ainda não apreciados, além de iniciar a leitura de cinco propostas encaminhadas pelo Executivo.

Ele reforça que terá continuidade o projeto de aproximação do Poder [Legislativo] com os cidadãos, cidadãs e com as entidades. “Temos uma avaliação e uma perspectiva positiva; temos certeza que vamos produzir mais do que em 2019. Teremos também um projeto importantíssimo do ponto de vista da transparência no setor parlamentar, onde as pessoas poderão acompanhar de suas casas a tramitação de todas as proposituras desde quando são lidas no plenário até a sua votação”, argumentou.

Outro caminho para o itabunense ouvir o que os vereadores têm a dizer será a rádio web do Poder Legislativo, a ser inaugurada em breve. Eu espero que esse ano todos possam produzir bastante, que a população fique satisfeita e que todos possam sair daqui de cabeça erguida”, completou.

“Cores de fora”

O Executivo foi representado na sessão pela secretária de Governo, Maria Alice Pereira; e secretária de Educação, Nilmecy Gonçalves. À plateia, outros secretários, a exemplo de Sandra Neilma (Assistência Social) e Coronel Serpa (Transporte, Trânsito e Segurança), assim como servidores daquele Poder e também do Legislativo.

Maria Alice manifestou o desejo de, também neste 2020, todos caminharem juntos em prol de Itabuna e acrescentou: “Aqui nesta Casa devemos deixar fora as cores partidárias e pensarmos no povo como um todo”. Lida pela servidora Maria da Conceição Araújo Lagariça Lawinscky, a mensagem do prefeito Fernando Gomes citou o plano setorial do governo para o último ano da atual gestão. O intuito, frisou, é “dar seguimento à política de valorização de nossa gente”.

Tal mensagem reconheceu apoios empenhados pelos governos federal e estadual, ao tempo em que mencionou eixos tidos como norteadores da atual administração: “geração de oportunidades de negócios; geração de emprego e renda; fomento da política cultural; melhoria das condições de tratamento e distribuição de água potável”.