Por Arnold Coelho
Descobri na caminhada uma forma de viver melhor. Além da produção de hormônios, como a endorfina e a serotonina, que me dão a sensação bem-estar e aumentam o meu nível de felicidade, o caminhar para mim hoje é mais que uma busca incessante por saúde, é um estilo de vida.
A cada caminhada eu me desconecto do mundo e me ligo a Deus. Seja na pista, estradas vicinais ou subindo uma montanha. A cada quilômetro andado a conexão só aumenta e a interatividade com a natureza me desliga do mundo e dos problemas diários e a minha mente se abre para longos diálogos e orações de agradecimento a Ele, pelo dom da vida.
O caminhar é um ‘vício bom’ e saudável. A caminhada prolonga a sua vida de uma forma saudável, com menos dores, menos problemas de saúde e remédios. Curei algumas enfermidades com a inserção da caminhada em minha vida e aconselho a todos que querem viver um pouco mais e com qualidade de vida a prática do caminhar.
Comece com percursos pequenos e aproveite para conversar com Deus. O teu corpo vai pedir mais a cada dia e as tuas conversas com Ele serão longas e prazerosas e o resultado chegará em forma de felicidade, perda de peso, menos problemas de saúde, maior autoestima, uma conexão diária e verdadeira com o Criador.
É importante também mudar os hábitos alimentares, com maior consumo de água, frutas, verduras, hortaliças e raízes e uma diminuição de carne vermelha (o que é bom para a saúde e o bolso). Aprenda a consumir alimentos que você descasca e deixe de lado os alimentos que você precisa rasgar a embalagem.