Com o objetivo de deixar protegidas mais de 3 milhões de pessoas de 5 a 19 anos em todo o Brasil, é iniciada a nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo do Ministério da Saúde, que segue até o dia 13 de março nas salas de vacinação em unidades de saúde do município de Ilhéus.
A campanha contra o sarampo deste ano tem o tema “Mais proteção para a sua família”, com foco na sensibilização de pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos. A vacina tríplice viral além do sarampo, previne a caxumba e rubéola. Para acessar o serviço, é importante a apresentação do documento de identificação, cartão do SUS e da caderneta de vacinação.
No lançamento dessa fase da campanha, é reforçada a importância da vacinação contra o sarampo, uma doença grave e que pode matar.
Vírus comum – De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado no site Médicos Sem Fronteiras, as mortes por sarampo no mundo diminuíram em 71% nos últimos anos – de 542 mil, em 2000, para 158 mil em 2011. Entretanto, o vírus da doença ainda é comum em muitos países em desenvolvimento, particularmente em regiões da África e da Ásia.
O sarampo é uma doença viral contagiosa e uma das maiores causas de morte entre crianças não vacinadas. O vírus grave é mais comum entre crianças desnutridas com menos de cinco anos. Pessoas com insuficiência de vitamina A ou com sistemas imunológicos fragilizados pelo vírus HIV ou por outras doenças, estão especialmente vulneráveis a contraírem o sarampo.
Confira as salas de vacinação em unidades de saúde de Ilhéus:
Zona Norte: UBS Sarah Kubistchek (Malhado); UBS CSU (Barra); e PSF Iguape.
Centro: CAE III (Avenida Canavieiras); Programa Saúde da Família (PSF) da Conquista; UBS Joaquim Sampaio (Princesa Isabel).
Zona Sul: UBS Herval Soledade (Pontal); PSF Nelson Costa; PSF Nossa Senhora da Vitória; UBS Hernani Sá; e UBS Olivença.
Zona Oeste: UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela); UBS Banco da Vitória; e PSF Salobrinho.