Uma solenidade de abertura antecederá o início da primeira partida de futebol, que será disputada entre as equipes dos bairros Maria Pinheiro e Jorge Amado. Na ocasião, haverá desfile das seleções participantes, juramento dos atletas, hasteamento de bandeiras e o acendimento da pira olímpica.
Ao todo, 50 seleções se inscreveram no campeonato, que tem um novo regulamento. De acordo com Paulo Rezende, coordenador do Interbairros, a competição deste ano inovou ao permitir que cada seleção inscreva apenas dois atletas, que não sejam moradores do bairro que representa, para compor a equipe de jogadores. Na opinião do coordenador, isso reforçará a identidade do time com a comunidade em que vive, “o jogador competirá em favor do seu próprio bairro, vestirá a camisa do lugar onde mora”, destaca.
Até o dia 19 de dezembro, data prevista para o término do Interbairros, 12 campos, localizados em diferentes bairros da cidade, serão utilizados para a realização dos jogos da competição. As partidas acontecerão sempre nas manhãs dos dias de domingo e feriados.
As equipes vencedoras serão premiadas com troféus e medalhas. Este ano, a pedidos dos representantes de cada comunidade participante, a seleção que ganhar em primeiro lugar será beneficiada com o melhoramento da sede da associação de bairro. Ou, a construção de uma sede para aqueles bairros que ainda não possuem um local apropriado para sediar a associação.