A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio de seus projetos e ações, como o projeto Bahia que Produz e Alimenta, está promovendo, em parceria com o Sebrae, uma série de capacitações voltadas para organizações produtivas da agricultura familiar. Essas capacitações abrangem diversos sistemas produtivos, como mandiocultura, piscicultura e fruticultura, e têm como objetivo principal fortalecer a atuação das associações e cooperativas no manejo de agroindústrias familiares.

Para encerrar o mês de agosto, destacam-se duas importantes oficinas: a de Beneficiamento de Frutas, realizada, até esta quinta-feira (29), na Unidade de Beneficiamento de Frutas da Associação Quilombola de Cacolé, em Cachoeira, no Território Recôncavo, e a oficina de Melhoramento da Produção de Farinha e seus Derivados, que acontece, até esta sexta-feira (30), na Comunidade Quilombola de Engenho São João, em São Félix, também no Território Recôncavo.

 

O objetivo é qualificar as associações para que operem as agroindústrias de forma mais eficaz, com uma maior diversidade de produtos prontos para serem ofertados aos mercados.

Em setembro, a agenda de capacitações continua intensa. Nos dias 2 e 3, será realizada a Oficina de Beneficiamento de Frutas para a produção de polpas no município de Santana, localizado no Território Bacia do Rio Corrente.

Assim como nas oficinas de agosto, essa capacitação é parte de uma estratégia contínua para aprimorar as práticas produtivas, fortalecer as organizações comunitárias e promover a diversificação e o controle de qualidade, assegurando a sustentabilidade dos empreendimentos da agricultura familiar na Bahia.

Até o momento, mais de 60 capacitações foram realizadas em diversos territórios de identidade, beneficiando diretamente mais de 1.000 agricultores e agricultoras familiares. Esses treinamentos têm sido fundamentais para que as associações e cooperativas possam operar suas agroindústrias com maior eficiência e eficácia, assegurando a qualidade e a diversificação dos produtos ofertados.

“A capacitação foi uma luz, porque deu direcionamento às ações para o melhor funcionamento da Unidade. A capacitação mostrou também que é importante o compromisso de cada um de nós, com a organização da associação e da nossa fábrica, conquistada com o apoio do Governo do Estado”, afirma Francisco Batista da Silva Filho, da Associação Família Unida, no município de Una, que participou de uma oficina de capacitação em beneficiamento de frutas.

Para Maria de Lourdes Almeida Costa, presidente da Associação de Águas Brancas, em Caculé, tão importante quanto a chegada da agroindústria e dos equipamentos é o acompanhamento técnico e as capacitações.

“Hoje, nós podemos falar que temos um produto de qualidade, depois desses equipamentos e dessa capacitação, que pra gente foi muito importante, aqui no nosso empreendimento. É através desse conjunto de ações, com assistência técnica e com o acompanhamento do assistente territorial, que o grupo se desenvolve. Eu agradeço também à Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Autossustentável da Agricultura Familiar (Coomadac), e à Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf-Bahia), que são os nossos parceiros”.

As capacitações promovidas pela CAR, em parceria com diversas instituições, são parte de uma estratégia ampla que visa não apenas a melhoria das práticas produtivas e organizacionais, mas também o fortalecimento nutricional das comunidades, assegurando a sustentabilidade e o sucesso dos empreendimentos da agricultura familiar na Bahia.